Duas pessoas faleceram no acidente que ocorreu na madrugada desta quinta (05); passageiros relatam momentos de terror
O ônibus que saiu do Piauí e caiu de uma ribanceira na madrugada desta quinta-feira (05), na BR-365, em Uberlândia (MG), viajava de forma clandestina. A informação é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que lamentou o acidente, onde uma criança e um adulto morreram.
Em nota enviada à Record TV Minas e, obtida pelo portal, a agência explicou que o veículo, da Expresso Brasil Tur, estava praticando viagem com inúmeros passageiros fora da lista autorizada, não possuindo autorização para realizá-la. Com isso, a viagem é considerada clandestina, já que a empresa não tinha licença para o serviço, apesar de ser habilitada e ter cadastro para viagens em regime de fretamento.
Adelino Junior/Regionalzão
Ao todo, 48 pessoas estavam no veículo na hora do acidente, sendo que duas pessoas faleceram ainda no local. Outras vítimas ficaram presas às ferragens e foram retiradas do veículo pelo Corpo de Bombeiros.
“A ANTT lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas e esclarece que fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, quando ocorrem acidentes, existe a obrigação de comunicação dos fatos, e dependendo da causa, são abertos procedimentos para verificação das condições de segurança”, diz trecho da nota.
Record TV Minas
Passageiros relatam momentos após a queda
À Record TV Minas, um dos passageiros, José Augusto, relatou os momentos de terror que passou para conseguir sair do ônibus. Ele precisou quebrar as janelas do ônibus e cavar.
"Teve o tombo, por segundos eu desacordei, umas 4 ou 5 pessoas caíram por cima de mim, bati a cabeça. Um dos lados onde não tinha possibilidade de sair a janela tava meio quebrada, eu forcei e quebrei ela, e na base eu comecei a perder o ar e vi que ia morrer, por causa das pessoas em cima de mim, não pelo tombo e num instinto primitivo eu comecei a cavar. Eu terminei de quebrar a janela e comecei a cavar, cavei mais ou menos 30 ou 35 centímetros, tentei puxar outras pessoas, outras não saíram… Foi tudo muito rápido", disse.
Reprodução/ Record TV
Outra vítima também contou que ajudou a fazer o resgate de alguns passageiros e, com lágrimas nos olhos, disse que não conseguiu salvar a menina de seis anos. Ele também lembra que em uma das paradas do veículo ele chegou a conversar com um familiar dela e compartilhar um lanche com a menina.
"Eu socorri umas 3, 4 pessoas. O rapaz que estava do meu lado, que ficaria em Campinas, deu uma fratura na coluna, ele queria levantar, eu acudi ele. Nesse momento o desespero, as pessoas pedindo socorro, umas duas meninas, os pais dela chorando. A menina lá falando pro pai, pai quebrei a perna, aí eu acalmei ela. Acudi eles, ele todo ferido o rosto de caco de vidro, peguei e ajudei o menino lá [Que fraturou a coluna] e disse pra ele que não podia mexer que o resgate já estava vindo. A menina que estava debaixo do carro, não deu pra ninguém socorrer, pois estava socorrendo os outros. Eu achei que tinham tirado a menina, estava escuro, aí a menina veio a óbito. Seis anos…", relatou.
Reprodução/ Record TV
O entroncamento da BR-365 com o Anel Viários, no km 610, foi o local do acidente. A equipe do Corpo de Bombeiros chegou a falar com o motorista que disse que perdeu o controle do ônibus e negou que tenha dormido ao volante.
"Falamos com o motorista para entender a causa do acidente, ele estava consciente. Ele sofreu uma fratura de fêmur, porém ele afirmou que não dormiu no volante, que estava vindo em alta velocidade e perdeu o controle nesse trecho de acesso a rodovia superior e acabou adentrando rodovia abaixo", disse a corporação à Record TV Minas.
A via onde ocorreu o acidente ficou interditada a manhã toda com o Corpo de Bombeiros fazendo o resgate e as vítimas sem ferimentos graves tentaram recuperar alguns pertences. A dinâmica do acidente será investigada.
Assista ao vídeo abaixo:
Fonte: Portal A10+