quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Viver+Teresina licita obra de drenagem orçada em R$ 970 mil para o bairro Parque Alvorada

 

Viver+Teresina licita obra de drenagem para o bairro Parque Alvorada. Foto: Ascom/Semplan

O Viver+Teresina, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, vai investir R$ 970 mil em uma obra para conter alagamentos localizados no bairro Parque Alvorada, zona norte de Teresina. A região sofre com o problema todo ano no período chuvoso e a ideia é construir um sistema que possa proteger a população e os imóveis do acúmulo das águas pluviais.

“As obras de drenagem são extremamente importantes em determinados pontos da cidade que já vem sofrendo com as chuvas que estão caindo mais intensamente nos primeiros meses do ano em decorrência das mudanças climáticas. A tendência é que Teresina registre eventos cada vez mais extremos de chuvas e também de calor no período do B-R-O Bró. Então, o que estamos fazendo é executar obras que possam preparar a cidade para esses eventos mais intensos”, afirmou Bruno Quaresma, diretor-geral do Viver+Teresina.

A região da rua Glauber Rocha, no Parque Alvorada, tradicionalmente costuma acumular água da chuva, provocando problemas para a estrutura dos imóveis e de saúde para a população. O projeto do Viver+Teresina contempla a construção de duas galerias, sistema elevatório com conjunto motor-bomba para drenar as águas pluviais diretamente no canal já existente e coletar essa água no início da rua, conduzindo-a até a lagoa do Mazerine, localizada no bairro Nova Brasília. Além disso, o sistema terá bocas de lobo, meio-fio, sarjetas e caixas coletoras.

O processo de licitação está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Administração – Sema e a abertura das propostas deve ocorrer em breve. A empresa vencedora deverá apresentar um plano de trabalho e iniciar a obra assim que o contrato for assinado.