Nessa quinta-feira (29) e sexta-feira (01), uma comitiva da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, liderada pelo corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio Galvão, realizou uma visita oficial ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O intuito da visita foi conhecer de perto os projetos inovadores em andamento no TJRJ, visando aprimorar as práticas judiciais do Piauí.
Durante a visita, a comitiva, acompanhada do supervisor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Piauí, desembargador Aderson Nogueira, foi recebida pelo corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Marcus Henrique Basílio. Em um ambiente de colaboração e troca de experiências, foram apresentados à comitiva piauiense os projetos de conciliação pré-processual virtual, uma iniciativa que visa agilizar e desburocratizar os processos judiciais no Judiciário do Rio de Janeiro.
A desembargadora Maria Helena Machado e a juíza Valéria Bichara foram os responsáveis por apresentar detalhadamente o projeto, destacando seus benefícios e impactos positivos na resolução de conflitos de forma mais célere e eficiente.Ainda durante a quinta-feira, a comitiva do Piauí teve a oportunidade de conhecer os projetos de execução fiscal do Tribunal fluminense, conduzidos pela desembargadora Flávia Romano. “Esses projetos demonstraram o compromisso do TJRJ em buscar soluções eficazes para lidar com questões fiscais de forma justa e equitativa”, disse a desembargadora. Os projetos de métodos consensuais foram apresentados pelo juiz membro do NUPEMEC, Francisco Posada, proporcionando à comitiva uma visão abrangente das estratégias adotadas pelo TJRJ para promover a conciliação e a resolução pacífica de litígios.
Durante o encontro, a comitiva da Corregedoria do Piauí também apresentou suas ferramentas, como o MAAT, o sistema DataCor e o Robô de Informações da Corregedoria-RIC, elogiadas pela comitiva fluminense.
Na ocasião, o desembargador-corregedor do Piauí, Olímpio Galvão, expressou sua satisfação em conhecer e apresentar ferramentas e projetos inovadores com impacto no Judiciário: “São de extrema importância essas iniciativas para o aprimoramento do sistema Judiciário, pois elas contribuem para a promoção de uma Justiça mais acessível e eficiente para todos os cidadãos”, concluiu o corregedor piauiense.