sexta-feira, 1 de março de 2024

Corregedoria, Nupemec e Cejusc realizam acerca do projeto Desperte para o Acordo

 Na manhã desta terça-feira (27), a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) realizou uma reunião com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), acerca do projeto Desperte Para o Acordo – Pautas Concentradas, que busca reduzir conflitos pré-processuais e processuais, bem como promover a cultura da paz.

 

“É de suma importância não apenas para o Poder Judiciário, mas para toda a sociedade, a promoção de projetos e ações que visam a conscientização da desjudicialização e cultura da paz na Justiça, que pode ser selada harmonicamente através de acordos de comum satisfação às partes, de forma célere, ágil e conciliatória. É para isto que desenvolvemos este grande projeto, que impactará positivamente todo o Judiciário piauiense”, afirma o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão.

De acordo com o juiz-coordenador do Nupemec, Virgílio Madeira Martins Filho, a ação visa propor a otimização dos procedimentos autocompositivos por meio de esforços concentrados realizados através dos Cejuscs, contribuindo para a diminuição de conflitos e a redução de demandas judiciais repetitivas.

 

“Acabamos de realizar uma reunião exitosa, tratando desse projeto que tem como matéria específica o Direito Civil e o Direito do Consumidor, e já estamos planejando o início das atividades na Comarca de Pedro II, que possui uma Vara com um alto número de processos. Este é um projeto grande e audacioso que será executado através do Cejusc Móvel, e possibilitará uma prestação jurisdicional ainda mais célere e eficaz aos jurisdicionados piauienses”, explica o magistrado-coordenador do Nupemec.

Para Marianna Cabral, coordenadora do Núcleo de Projetos da CGJ-PI, a iniciativa é uma reafirmação do compromisso da Corregedoria com a conciliação e o diálogo na Justiça piauiense.

 

“Promover a cultura da paz é um dos enfoques da atual gestão do desembargador Olímpio Galvão à frente da Corregedoria, e o Desperte para o Acordo é mais um projeto que possui a cultura da mediação, da conciliação, do diálogo e harmonia, que só tem a beneficiar todos os envolvidos, principalmente a sociedade”, declara a coordenadora de Projetos.

fonte www.tjpi.jus.br