quinta-feira, 10 de abril de 2025

Bebê venezuelano de apenas um ano morre em abrigo na zona Norte de Teresina

 Após o falecimento, a mãe e o bebê foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) do bairro Saci

Um bebê venezuelano, David Zapata Perez Warao, de apenas um ano e dois meses, morreu na madrugada desta quinta-feira (10/04), dentro de um abrigo no bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina. Somente este ano, foram registrados três óbitos de crianças da comunidade Warao.

Foto: Kassio Cavalcante/Conecta PiauíAbrigo de famílias venezuelanas
Abrigo de famílias venezuelanas

Após o falecimento, a mãe e o bebê foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) do bairro Saci, zona Sul da capital, porém o corpo foi transferido para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Hospital Getúlio Vargas. Ainda não se tem informações sobre a causa da morte prematura e os pais esperam o laudo do hospital.

Outro caso

Em outro caso, uma criança de dois anos, também de pais venezuelanos, morreu após sofrer um mal súbito. Conforme o laudo, houve a suspeita de engasgo. Os familiares estavam em um táxi, quando a criança passou mal e precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O corpo foi encaminhado para o IML para identificação da causa da morte. No momento da liberação do corpo, houveram impasses ligados à falta de registro de nascimento da criança.

Durante o impasse, o coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Teresina, Miranda Neto, explicou que a Resolução 306/2019 visa simplificar os trâmites para a liberação de corpos de pessoas em situação de vulnerabilidade social — como migrantes, refugiados e indivíduos em situação de rua —, além de assegurar que o sepultamento ocorra dentro do prazo adequado.

fonte conectapiaui.com.br