Fartura do Piauí, localizada no Sul do estado, enfrenta uma severa estiagem que já provocou perdas totais na produção agrícola e ameaça o abastecimento de água para a população e os animais.
O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa (PT), se emocionou ao pedir apoio ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para amenizar a crise hídrica que assola o município desde novembro de 2024. O apelo foi feito durante um encontro realizado em Juazeiro (BA), onde o chefe do Executivo baiano cumpria agenda voltada para o fortalecimento da região do semiárido, próxima ao rio São Francisco.

Fartura do Piauí, localizada no Sul do estado, faz divisa com os municípios baianos de Campo Alegre de Lourdes e Remanso, e enfrenta uma severa estiagem que já provocou perdas totais na produção agrícola e ameaça o abastecimento de água para a população e os animais.
Durante o encontro, Orlando Costa explicou que a solução mais viável seria a extensão de uma adutora que já abastece cidades vizinhas da Bahia.
“Nosso município é muito carente na área hídrica. Não temos água potável para a população. Existe uma adutora que sai de Pilão Arcado e chega até Campo Alegre de Lourdes, a apenas 22 quilômetros de Fartura. Desse trecho, 6 quilômetros estão em território baiano, e os outros 16 no Piauí. Já procurei a Codevasf e o superintendente da Embasa, em Salvador, e fui informado de que essa adutora tem uma vazão de 72 litros por segundo, com uma sobra de 30 litros por segundo”, relatou o prefeito.
Segundo ele, seria necessário apenas um derivação com tubulação de 150 ou 200 milímetros para atender a demanda da cidade.
“Minha querida Fartura necessita de 15 litros por segundo, o que seria suficiente para abastecer a cidade. Então, 60 mil litros por dia parece que dá. Mas é do outro estado que é Bahia e eu moro no Piauí. Mas é divisa”, disse, emocionado.
Em resposta, o governador Jerônimo Rodrigues demonstrou disposição em colaborar com a demanda do município piauiense.
“O prefeito Orlando esteve aqui com a boa reivindicação parceira da gestão piauiense e minha para atender a cidade de Fartura. Ele já esteve com o ministro Waldez Góes e veio aqui ver a possibilidade da gente poder estender a oferta de água de Campo Alegre de Lourdes, que está bem pertinho de Fartura”, afirmou.

O governador também destacou a importância da cooperação entre estados.
“A gente não pode pensar que municípios têm limites para proibir que municípios vizinhos e irmãos, estados irmãos como Bahia e Piauí, sofram com a falta d'água, sendo que o limite do município é para a gente poder se juntar”, relatou.
A expectativa é que uma comissão técnica visite as cidades ainda nesta segunda-feira (21) para ver as condições reais da empreitada entre os municípios. Com o projeto sendo autorizado, segundo o governo da Bahia, haverá embasamento legal para cobrir os gastos entre os dois estados e garantir que a cidade do interior piauiense não sofra mais com a falta d’água.
fonte portalodia.com