segunda-feira, 21 de julho de 2025

Prefeito do Partido dos Trabalhadores no Piauí chora ao pedir por água para a sua cidade

 Fartura do Piauí, localizada no Sul do estado, enfrenta uma severa estiagem que já provocou perdas totais na produção agrícola e ameaça o abastecimento de água para a população e os animais.

O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa (PT), se emocionou ao pedir apoio ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para amenizar a crise hídrica que assola o município desde novembro de 2024. O apelo foi feito durante um encontro realizado em Juazeiro (BA), onde o chefe do Executivo baiano cumpria agenda voltada para o fortalecimento da região do semiárido, próxima ao rio São Francisco.

Prefeito de Fartura no Piauí chora ao pedir por água seca - (Reprodução/Montagem O Dia)Reprodução/Montagem O Dia
Prefeito de Fartura no Piauí chora ao pedir por água seca

Fartura do Piauí, localizada no Sul do estado, faz divisa com os municípios baianos de Campo Alegre de Lourdes e Remanso, e enfrenta uma severa estiagem que já provocou perdas totais na produção agrícola e ameaça o abastecimento de água para a população e os animais.


Durante o encontro, Orlando Costa explicou que a solução mais viável seria a extensão de uma adutora que já abastece cidades vizinhas da Bahia.

“Nosso município é muito carente na área hídrica. Não temos água potável para a população. Existe uma adutora que sai de Pilão Arcado e chega até Campo Alegre de Lourdes, a apenas 22 quilômetros de Fartura. Desse trecho, 6 quilômetros estão em território baiano, e os outros 16 no Piauí. Já procurei a Codevasf e o superintendente da Embasa, em Salvador, e fui informado de que essa adutora tem uma vazão de 72 litros por segundo, com uma sobra de 30 litros por segundo”, relatou o prefeito.

Segundo ele, seria necessário apenas um derivação com tubulação de 150 ou 200 milímetros para atender a demanda da cidade.

“Minha querida Fartura necessita de 15 litros por segundo, o que seria suficiente para abastecer a cidade. Então, 60 mil litros por dia parece que dá. Mas é do outro estado que é Bahia e eu moro no Piauí. Mas é divisa”, disse, emocionado.

Em resposta, o governador Jerônimo Rodrigues demonstrou disposição em colaborar com a demanda do município piauiense.

“O prefeito Orlando esteve aqui com a boa reivindicação parceira da gestão piauiense e minha para atender a cidade de Fartura. Ele já esteve com o ministro Waldez Góes e veio aqui ver a possibilidade da gente poder estender a oferta de água de Campo Alegre de Lourdes, que está bem pertinho de Fartura”, afirmou.

Orlando Costa (à esquerda) ao lado do governador Jerônimo Rodrigues - (Reprodução/Redes Sociais)Reprodução/Redes Sociais
Orlando Costa (à esquerda) ao lado do governador Jerônimo Rodrigues

O governador também destacou a importância da cooperação entre estados.

“A gente não pode pensar que municípios têm limites para proibir que municípios vizinhos e irmãos, estados irmãos como Bahia e Piauí, sofram com a falta d'água, sendo que o limite do município é para a gente poder se juntar”, relatou.

A expectativa é que uma comissão técnica visite as cidades ainda nesta segunda-feira (21) para ver as condições reais da empreitada entre os municípios. Com o projeto sendo autorizado, segundo o governo da Bahia, haverá embasamento legal para cobrir os gastos entre os dois estados e garantir que a cidade do interior piauiense não sofra mais com a falta d’água.


fonte portalodia.com