domingo, 1 de fevereiro de 2026

Justiça do Piauí marca audiência de empresário acusado de tráfico e lavagem de dinheiro

 A Justiça do Piauí marcou para os dias 7 e 8 de abril a audiência de instrução e julgamento de José Rodrigues, ex-candidato a vereador de Prata do Piauí, acusado de liderar um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, movimentando valores milionários e com indícios de ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A decisão foi tomada pelo juiz Thiago Carvalho Martins, da Vara de Delitos de Organização Criminosa.

Na audiência, serão ouvidos outros 11 denunciados que também se tornaram réus pelo mesmo esquema: Pedro Vitor, Eduardo Vieira, Samuel Coelho, Fabrício Juscelino, Darlan Silva, Welison Junior, José Antônio, José Adailton, Luana Dias, Kamila Vieira e Diógenes Venício.

Foto: Reprodução

Segundo o magistrado, a instrução processual seguirá somente em relação aos réus já citados e que apresentaram defesa, totalizando 12 acusados. O juiz rejeitou todas as preliminares apresentadas pelas defesas, que questionavam a validade das provas e a denúncia. Thiago Carvalho destacou que a investigação contou com autorizações judiciais válidas, especialmente para a extração de dados de celulares, e que o Ministério Público detalhou a conduta de cada denunciado, em especial os integrantes do núcleo central da organização criminosa.

Operação Sheik

A ação penal teve início após a prisão de Pedro Vitor de Moura, em dezembro de 2024, quando a análise de seu celular revelou diálogos sobre aquisição, transporte e venda de drogas, além de movimentações financeiras milionárias. Com base nessas informações, a Polícia Civil do Piauí e o GAECO deflagraram a Operação Sheik, que permitiu identificar a estrutura da organização criminosa e as funções de cada investigado.

De acordo com as investigações, José Rodrigues Laurentino, também conhecido como Sheik, Turco ou Rodrigo Tubarão, atuava como fornecedor de entorpecentes para outros traficantes, usando intermediários para guardar a droga, distribuí-la e ocultar os valores obtidos. Há indícios de sua participação nos crimes de tráfico de drogas, associação para tráfico, lavagem de capitais e ligação com o PCC.

Ex-candidato a vereador

Nas eleições municipais de 2024, José Rodrigues se candidatou a vereador em Prata do Piauí pelo PSDB, mas renunciou à candidatura, com o pedido homologado pela Justiça Eleitoral. Registrou-se com o nome político “Rodrigo Tubarão”, informando ser empresário, mas não declarou patrimônio na plataforma do TSE.

Fonte:180graus.com/ Com informações do GP1