domingo, 1 de fevereiro de 2026

Saiba como acessar serviços de saúde mental gratuitos no Piauí

 O Piauí conta com o serviço Minutos pela Vida, canal telefônico gratuito de apoio psicológico, que oferece orientação e encaminhamento para a rede de atenção.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ressaltou que a população possui a sua disposição serviços gratuitos de saúde mental através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em Teresina e no interior do estado.

Conforme a Sesapi, dentre os principais serviços ofertados estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), indicados para casos de transtornos mentais e sofrimentos graves, além de uso de álcool e outras drogas. A rede conta com CAPS para adultos, CAPS AD e CAPS Infantojuvenis.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSaúde Mental
Saúde Mental

Também são oferecidas Residências Terapêuticas, destinadas a pessoas que passaram longos períodos em internações psiquiátricas e não possuem vinculo familiar. Além disso, existem leitos de saúde mental em hospitais gerais para situações de crise aguda.

De acordo com o governo, o Piauí ainda conta com o serviço Minutos pela Vida, canal telefônico gratuito de apoio psicológico, que oferece orientação e encaminhamento para a rede de atenção. O atendimento é feito pelo número 0800 280 2882, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

A diretora de Atenção à Saúde Mental do Estado, Rosa Rodrigues, destacou que o acesso aos serviços é amplo. “Qualquer pessoa pode acessar a rede pública de saúde mental no Piauí, sem restrição de idade ou necessidade de encaminhamento. O primeiro acolhimento pode ocorrer nos CAPS, nas Unidades Básicas de Saúde ou por meio de encaminhamento de outros serviços, como escolas, assistência social, hospitais e unidades de urgência. O acolhimento é realizado por equipes multiprofissionais, com escuta qualificada e definição do plano de cuidado de forma individualizada”, disse.

Segundo a psicóloga e gerente de Prevenção do Suicídio da Sesapi, Mariany Silva Miranda, o acesso oportuno aos serviços da rede pública de saúde mental é importante. “Reconhecer o sofrimento emocional e buscar ajuda o quanto antes é fundamental para prevenir o agravamento dos quadros e reduzir riscos, fortalecendo o cuidado, o acolhimento e a escuta qualificada”, pontuou.

fonte www.viagora.com.br