A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) vai discutir nesta terca-feira(5) o baixo nível das barragens do Piauí, o encontro deve buscar alternativas que garantam a segurança hídrica do Estado.
Devido ao baixo nível das barragens, muitos municípios do semiárido piauiense estão em situação de emergência e a reunião tem com enfoque encontrar alternativas para garantir água para as pessoas que vivem na região . Será tratada, também, durante o evento, a questão do treinamento dos irrigantes do Vale do Guaribas para que eles saibam lidar melhor com o período de estiagem.
Participarão da reunião o Departamento Nacional de Obras Contas as Secas (DNOCS), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Defesa Civil, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco(Codevasf), Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Agespisa e Agência Nacional de Águas (ANA).
As grandes barragens e açudes que garantiam o abastecimento de água no Piauí entraram em colapso. O volume de água está abaixo de 20% da capacidade de armazenamento. O uso de água está restrito para abastecimento humano e está vedada para uso econômico como para piscicultura e irrigação.
O prolongamento da estiagem deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses, 210 dos 224 municípios do Estado, estão em situação de emergência devido à seca. Segundo o Dnocs das 23 grandes barragens, 60% está abaixo de 20% da capacidade de reserva de água.
fonte portal az