quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mesmo com dificuldades, professora do PI é destaque nacional em ensino


Mesmo com dificuldades, professora do PI é destaque nacional em ensino

O tema é: 'Intervenções do professor: como atender as demandas reais da aprendizagem'


A professora Aline Lima da rede pública de ensino de Teresina, foi destaque em uma das mais importantes revistas de educação do país. O tema é ‘Intervenções do Professor: como atender as demandas reais de aprendizagem’. O foco da matéria publicada pelo site da ‘Revista Escola’ é destacar a ação dos professores do ensino básico, que auxiliam de forma direta para uma boa escrita das crianças, levando em consideração suas estratégias para planejar aulas com objetivos claros, e avaliar como suas táticas podem ser eficientes no desenvolvimento dos pequenos.
Diana Grunfeld, especialista em didática da alfabetização diz que “por mais poderosa que seja uma situação didática, quando não está acompanhada de intervenções adequadas, ela inevitavelmente perde seu potencial. Por isso, é desejável planejar uma série de possíveis intervenções de acordo com as respostas das crianças”.
É o que faz a piauiense Aline Lima, professora da Escola de Educação Básica e Profissional Embaixador Expedito de Freitas Resende, em Teresina. Depois de cada atividade com nome próprio, ela registra pautas de observação e analisa o que as crianças já conseguem fazer e no que enfrentam mais dificuldades. Ela organiza um portfólio para cada aluno e acompanha sua evolução. Além de avaliar o que já foi aprendido, Aline consegue planejar as próximas ações e apresentar novos desafios aos pequenos.
580948_207514632710936_2039946565_n.jpg
A publicação destaca ainda que não são apenas os alunos com dificuldade que devem receber a atenção do professor. Aqueles que já conseguem identificar e escrever seu nome, sem a ajuda do modelo, precisam ser constantemente desafiados. Caso contrário, a turma corre o risco de sofrer com o “fenômeno da homogeneização”. Quando isso ocorre, o professor não leva em consideração a heterogeneidade dos saberes dos pequenos para planejar as atividades. Se já escrevem o próprio nome, por que não propor que comecem a escrever o de seus colegas? Dessa forma, todos podem avançar.

fonte 180graus