quarta-feira, 11 de junho de 2014

Imprudências em retorno que vitimou mãe e filha são registrados diariamente


Imprudências em retorno que vitimou mãe e filha são registrados diariamente

A reportagem de O DIA esteve ontem (10) no local onde aconteceu o acidente e comprovou o grande número de retornos feitos da forma errada

acidente que vitimou mãe e filha na sexta-feira (06), na Avenida Raul Lopes , teria sido provocado por imprudência de um condutor ao fazer o retorno em sentido proibido. O pai pilotava uma motocicleta carregando a filha de três anos e a esposa, que ao tentar desviar o veículo que cometeu a imprudência, acabou sendo colidido por caminhão. O DIA esteve no local e verificou que as imprudências da mesma natureza persistem, no mesmo retorno onde ocorreu o acidente.
Segundo o motorista da carreta que colidiu com a motocicleta um carro preto fez o retorno proibido, fazendo uma caminhonete de placa não identificada frear em cima da moto, provocando a colisão. No retorno onde foram registradas as mortes, populares colocaram pedras para impedir que condutores continuem fazendo o retorno e, consequentemente, cometendo imprudências. Contudo, a medida paliativa feita pela comunidade não surtiu efeito.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia

Populares chegaram a colocar pedras para impedir o erro, mas a medida não teve o efeito esperado
Roberto Carlos de Sousa trabalha com a limpeza pública da Avenida Raul Lopes, bem próximo ao trecho onde aconteceu o acidente. Ele garante que várias são imprudências cias cometidas no local. “Os retornos aqui são perigosos e todo mundo reclama. Tem gente que passa e faz de qualquer jeito. Eu estava no dia e na hora do acidente aqui e vi que fizeram o retorno errado”, relata. Por conta de ser uma via com grande fluxo de pedestres, que praticam copper, e de ciclistas, a Avenida Raul Lopes passou por transformações e adequações manter a segurança das pessoas que ali frequentam.
Segundo o artigo 39, referente as normas gerais de circulação e conduta, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita nos locais para isto determinados, quer por meio de sinalização (que não existe no local) quer pela existência de locais apropriados, imprudência, ainda, em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observadas as características da via, do veículo, das condições meteorológicas e da movimentação de pedestres e ciclistas.
Todavia, existem em ambos os retornos, modificações feitas no canteiro central, que indicam que sentido o condutor deve seguir para fazer a manobra.
fonte: Beto Marques - Jornal O Dia