quarta-feira, 4 de junho de 2014

SDU negocia com moradores que retiram barricada e liberam avenida


SDU negocia com moradores que retiram barricada e liberam avenida

Moradores do bairro Dignidade protestam contra as obras paradas há 1 mês na avenida Henry Wall de Carvalho.

O superintendente da SDU Sul, Paulo Roberto, está no local da manifestação, na avenida Henry Wall de Carvalho, tentando negociar com a população que bloqueou a via na manhã desta quarta-feira (4). Ele explicou que a obra está parada por problemas internos da construtora responsável e que amanhã mesmo, o trabalho será retomado. 

Jordana Cury/Cidadeverde.com

“A prefeitura já fez uma advertência à construtora e está aplicando multa de R$ 5 mil por dia. Amanhã vamos reiniciar a obra e o primeiro passo será recapear os bueiros e limpar a avenida. A previsão é de que até sexta-feira (6), os bueiros estejam revestidos e a obra possa continuar sem maiores danos”, declarou. 


Os moradores do local denunciam que, por conta da poeira, dos buracos e do barro escorregadio, acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos, são comuns. “No domingo a gente contou mais de dez acidentes. Ontem de manhã uma pessoa caiu da moto e quebrou o braço, à noite um homem escorregou e quebrou a perna”, enumerou o eletricista Jackelio Araújo. 

Moradores estão retirando o bloqueio e disseram que vão aguardar o cumprimento da promessa pela SDU e prometem fazer uma manifestação ainda maior. “A próxima será bem maior. Esperamos que amanhã a obra seja reiniciada”, declarou o comerciante Antonio Ferreira Lima Neto, que diz ter prejuízos por causa da poeira. 


Publicada às 7h54
Moradores da zona Sul de Teresina bloqueiam na manhã desta quarta-feira (4) a avenida Henry Wall de Carvalho, na altura do bairro Dignidade. Eles reivindicam a continuidade das obras de recapeamento da via.


O trecho deve ser evitado porque está completamente interditado com pneus e galhos incendiados. A polícia está no local para evitar problemas, mas até o momento a ação é considerada pacífica. Os manifestantes informaram que só deixarão o local após posicionamento da prefeitura.


As obras foram iniciadas no dia 7 de março, com um trabalho de drenagem que seria seguido do recapeamento. Os moradores reclamam que a conclusão estava prevista para seis meses, mas há um mês a obra está parada. 


"A nossa mercadoria está danificada por conta da poeira. Este é o primeiro alerta que damos à Prefeitura. Se a avenida não será mais construída, que consertem o estrago que foi feito. A próxima manifestação será maior, porque já fui a SDU duas vezes e nada foi feito", acrescentou o comerciante identificado como Antônio.

Nota da SDU/Sul: 

O superintendente da Sdu Sul, Edson Melo, confirmou que a obra de reconstrução da avenida Henry Wall de Carvalho será retomada amanhã. “A Prefeitura já vinha aplicando multas diárias à construtora Sucesso, responsável pela obra, desde a sexta-feira da semana passada, no valor de R$ 5.281 cada. Ontem a Sucesso nos apresentou ontem um novo cronograma e garantiu que a obra será retomada a partir de amanhã. Já era pra ter sido reiniciada hoje, mas por conta dos protestos a empresa recuou”, informa Edson.

Conforme o superintendente executivo da Sdu Sul, Paulo Roberto Nonato, a Sucesso pediu uma pausa por conta das chuvas, mas a Prefeitura não concordou. A empresa insistiu em paralisar os trabalhos e a Prefeitura então aplicou as multas. “O período crítico de chuvas já passou, de forma que a obra já pode ser retomada sem problema. A Sucesso estava preocupada com a base da avenida, que poderia ser danificada. Mas como o período invernoso terminou, não existe mais este risco.”, esclarece.

O executivo explica ainda que a próxima etapa da obra será a raspagem do asfalto para em seguida ser feito um novo recapeamento. “A população pode ficar tranquila que o cronograma inicial da obra foi mantido, cabendo à empresa acelerar os trabalhos para entregar a avenida pronta no prazo contratual”.

fonte cidadeverde.com