Dermatologistas respondem críticas feitas por Arthur Chioro no Piauí
Ministro afirmou que os dermatologistas não querem tratar da saúde pública.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia enviou uma carta ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, respondendo às críticas feitas por ele durante o Seminário do Mais Médicos, ocorrido no Piauí no dia 27 de julho.
Na ocasião, o ministro declarou que a especialidade de dermatologia não está voltada para a saúde pública, tratando hanseníase, por exemplo, mas quer apenas atuar na área estética. A matéria foi publicada no PortalODIA.com e causou insatisfação entre os profissionais da área.
Foto: Jailson Soares/ODIA
"Não vamos usar o dinheiro público para que a residência médica sirva à elite”, diz Arthur Chioro
Na carta, a entidade representativa, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, diz lamentar alguns trechos do depoimento do ministro da Saúde. Nos últimos anos, não temos medido esforços para incentivarmos a atuação dos associados na área de dermatologia sanitária, assim como a atuação na área da hanseníase”, diz o documento.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia cita vários eventos realizados em parceria com o Ministério da Saúde reforça que as declarações de Arthur Chioro não refletem a importância que a SBD dá ao incentivar os residentes para aprenderem e praticarem o atendimento de diagnósticos da população.