segunda-feira, 7 de julho de 2014

Polícia vai intensificar blitzen de madrugada nas zonas Sudeste e Leste


Polícia vai intensificar blitzen de madrugada nas zonas Sudeste e Leste

Ciptran registrou 989 infrações em Teresina durante o mês de junho.

Após o acidente que vitimou o jovem Marco Antônio Rego Guedes Alcoforado, na avenida Cajuína, na manhã de domingo (06), a polícia está intensificando as blitzen na capital, por determinação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Lídio Rodrigues. A primeira delas aconteceu na tarde de hoje (07), próxima à Universidade Federal do Piauí. Foram removidos alguns veículos que estavam com a documentação atrasada.
Segundo o comandante da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), Major Lucena, as blitzen vão acontecer durante todos os horários, mas serão intensificadas principalmente nas zonas Sudeste e Leste da capital. “Por volta das 3h vamos fazer barreiras nessas regiões, com o objetivo de evitar motoristas dirigindo embriagados”, disse o major.
Durante a semana, com base nas estatísticas de acidentes, as blitzen vão acontecer durante o dia, seguindo um cronograma que tem como base as segundas e quartas, dias em que mais acontecem as ocorrências de trânsito.
O Mapa Geral de Infrações de Trânsito da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) apontou o registro de 989 infrações em Teresina durante o mês de junho. Houve uma redução nos números de acidente em relação ao mês de maio, em que foram contabilizados 1.311 acidentes. A maioria das infrações se configura como gravíssimas (799 casos), as consideradas graves atingiram 48 registros e ainda houve 23 infrações médias e 119 leves.
A infração mais cometida pelos motoristas na capital piauiense foi “conduzir moto sem capacete ou sem acessório de segurança”, com 284 notificações. Em seguida, aparece “dirigir veículo sem possuir CNH”, com 281 flagrantes e “conduzir veículo não registrado ou devidamente licenciado”, com 138 registros. Todas são consideradas infrações gravíssimas e o valor da multa é de R$ 191,52 para este tipo de ocorrência.
Das infrações graves contabilizadas no último mês, a mais recorrente foi “conduzir veículo sem equipamento obrigatório/ineficiente ou inoperante”, com 39 notificações de um total de 48.
As infrações médias de maior incidência registradas pela Ciptran foram “dirigir veículo com calçado inadequado”, com 11 ocorrências de um total de 23, e “dirigir com fones de ouvido de aparelho de som ou celular” com seis casos.
Já nas infrações consideradas leves: “conduzir veículo sem documentos obrigatórios” foi a que registrou um maior número de notificações, 114 do total de 119. 

fonte portal o dia