terça-feira, 19 de agosto de 2014

Candidatos a governador apostam na propaganda para influenciar eleitores


Candidatos a governador apostam na propaganda para influenciar eleitores

Hoje tem início os programas dos candidatos a presidente e deputado federal. Amanhã, dos candidatos a governador, a senador e a deputado estadual.

A propaganda eleitoral no rádio e na TV tem início hoje. Apesar de possuírem outros meios de propaganda como panfletagem nas ruas, cavaletes e a internet, os candidatos são unânimes em afirmar que a exposição na TV pode decidir o rumo da campanha e mudar a intenção de voto do eleitor. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno.
Depois de várias reuniões com as equipes de marketing, os candidatos a governador (cujos programas só entram ao ar amanhã), já estão com boa parte dos vídeos gravados e com as estratégias definidas. Em uma coisa os marqueteiros concordam: o eleitor deve estar preparado para acompanhar o embate entre os programas do governador Zé Filho (PMDB) e do senador Wellington Dias (PT). Os dois candidatos irão usar os programas na TV para comparar as gestões de cada um.
No primeiro programa, o candidato Zé Filho (PMDB), ainda desconhecido pelo eleitor, irá apresentar sua história de vida e política. O peemedebista, que concorre à reeleição, fará um comparativo entre o que fez nos quatros meses de governo e o que deixou de ser feito pelo adversário petista que esteve à frente do Governo do Estado por mais de sete anos. A coordenação de campanha do candidato afirma que ele repudia qualquer tipo de baixaria na propaganda gratuita. Zé Filho terá o tempo de 8 minutos e 22 segundos.
Seguindo uma estratégia parecida com a de Zé Filho, o senador Wellington Dias (PT) pretende mostrar as mudanças que implantou no Estado durante o período em que foi governador. Wellington também pretende apresentar as primeiras propostas que possui para o Piauí em áreas como segurança e saúde. O candidato do PT terá 6 minutos e 26 segundos para apresentar as propostas.
Com o tempo de 1 minuto e 17 segundos, o ex-senador Mão Santa (PSC) revela que irá aproveitar o tempo de TV e rádio para realizar uma espécie de comparação entre o que realizou quando foi governador e o que foi feito pelos outros governadores. “Eu fiz obras pelo Piauí e os outros fizeram foi acabar com o que eu deixei. É isso que eu vou mostrar para o povo do Piauí. Não tenho medo do confronto”, disse. No programa de Mão Santa, o tempo disponível será utilizado para mesclar as propostas do candidato com denúncias contra os adversários.
A propaganda eleitoral está dividida em dois blocos diários. Nas rádios, a transmissãoirá das 7 horas às 7h50 e das 12 horas à 12h50. Na televisão, o primeiro bloco se inicia às 13 horas e vai até 13h50 e, à noite, a propaganda é retomada das 20h30 até 21h20. Terça-feira, quinta-feira e sábado estão destinados à propaganda de candidatos à presidência, a deputado federal e a senador; e segunda-feira, quarta- feira e sexta-feira às campanhas estaduais (governador e deputado estadual).
fonte portal o dia