sábado, 6 de setembro de 2014

Gtap desmonta asas de avião clonado que ficou preso durante transporte


Gtap desmonta asas de avião clonado que ficou preso durante transporte

Polícia também cogita cortar as asas com maçarico.

Uma equipe do Grupamento Tático Aéreo Policial (Gtap) teve que se deslocar de Teresina até o município de Buriti dos Lopes, no trecho da BR-343, para tentar desmontar as asas da aeronave de prefixo clonado que foi abandonada depois de fazer pouso forçado na pista de Piracuruca.
Fotos: Kairo Amaral/Portal Costa Norte
O bimotor, um Rockwell Twin Commander modelo AC680, estava sendo transportado na tarde de ontem para o aeroporto de Parnaíba quando ficou preso a árvores e postes ao passar por uma curva acentuada em Buriti dos Lopes.
Para continuar o percurso, que foi feito em comboio pela Polícia Federal e Rodoviária Federal, foi cogitada a possibilidade de cortar as asas da aeronave com um maçarico, mas devido aos nove galões de combustível que ainda estavam dentro do avião, o risco de explosão era muito grande, pois o maçarico solta muitas faíscas.
Após uma manobra bastante difícil e o corte de algumas árvores, a carreta que levava a aeronave retornou para um local mais amplo, próximo ao hospital de Buriti dos Lopes, onde permanece até agora. Por volta das 10h deste sábado, a equipe do Gtap ainda não tinha conseguido desmontar nenhuma asa.
O Corpo de Bombeiros de Parnaíba então foi acionado para retirar os galões de combustível, que equivalem a 200 litros. Dessa forma, caso não seja possível desmontar as asas do avião, elas deverão ser cortadas com o maçarico, como foi pensado inicialmente. 
fonte portal o dia