sábado, 6 de setembro de 2014

MP investiga cessão de imóvel da Prefeitura para clínica particular


MP investiga cessão de imóvel da Prefeitura para clínica particular

Promotora Leida Diniz também questiona cessão de terreno do Município de Teresina para Igreja Batista Nacional Nova Filadélfa

A promotora de Justiça Leida Diniz vai investigar a legalidade de um termo de permissão de uso de um terreno da Prefeitura Municipal de Teresina por uma clínica particular da cidade. De acordo com o termo de permissão, publicado no Diário Oficial do Município, a Prefeitura afirma que “o imóvel ora permitido destinarse- á, exclusivamente, à ampliação das instalações da Clínica Batista ‘Peggy Pemble’, objetivando oferecer melhor atendimento à população”. 

O procedimento investigatório foi instaurado para verificar uma possível utilização privada de bem público. Isso porque a clínica beneficiada é um estabelecimento particular.

A promotora também questiona em outro procedimento investigatório a legalidade de termo de concessão de uso de imóvel público firmado entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a Igreja Batista Nacional Nova Filadélfia. O termo de concessão teve como objeto a construção de nova sede para a Igreja, que será utilizada na realização de reuniões e cultos evangélicos.

Segundo o Ministério Público, a concessão pode estar afrontando diretamente a Constituição Federal, que veda aos entes políticos “estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina informou que o município ainda não foi notificado sobre o procedimento de investigação, mas adiantou que todos os atos do prefeito são submetidos ao parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município para que haja a segurança da legalidade do ato.

fonte portal o dia
Repórter: Karliete Nunes