sábado, 6 de setembro de 2014

TRE aumenta multa a Wellington por considerá-la muito grave


TRE aumenta multa a Wellington por considerá-la muito grave

Por 4X3, o TRE negou recurso dos advogados da coligação “A Vitória com a Força do Povo.

Diante do grande volume de denúncia de irregularidades cometidas por candidatos na propaganda eleitoral, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí tem intensificado a votação dos processos. Na manhã de ontem, o TRE-PI votou recursos impetrados pela defesa do candidato ao governo, senador Wellington Dias (PT), contra aplicação de multa. 
Por 4X3, o TRE negou recurso dos advogados da coligação “A Vitória com a Força do Povo” e manteve multa contra o candidato ao Governo do Estado, senador Wellington Dias (PT). Além da manutenção da multa, o Tribunal decidiu elevar o valor de R$ 5 mil para R$ 15 mil, pois considerou que a infração do candidato petista foi muito grave. 
A votação terminou empatada e a decisão saiu após voto de desempate do presidente do TRE, desembargador Edvaldo Moura. O senador petista foi condenado pela Justiça Eleitoral após ser denunciado pela coligação “Piauí no Coração”, encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB), de realizar propaganda irregular. Segundo denúncia, Wellington Dias usou a página que possui no site institucional do Senado Federal para se promover como candidato. 
Na página www.senadorwellingtondias. com, havia um link que levava o internauta direto para uma página de campanha do candidato. A Justiça Eleitoral entendeu ser ilegal o link e condenou o candidato por usar um site institucional para se promover como candidato. Desde a primeira decisão do Tribunal, o site do senador encontra-se fora do ar. 
Em outra ação, o TRE-PI manteve a punição que determinou o corte de 10 minutos no programa eleitoral de Wellington Dias e quatro minutos no programa de Elmano Ferrer (PTB), candidato ao Senado. O TRE-PI entendeu ser irregular a divulgação de vinhetas dos dois candidatos durante os programas da propaganda eleitoral gratuita no horário dos candidatos a cargos proporcionais. 
A decisão do Tribunal Eleitoral também determinou a retirada das vinhetas. De acordo com a legislação, é permitida aos candidatos proporcionais utilizarem a imagem dos majoritários durante a propaganda, mas é vetado o uso de vinhetas. O processo foi movido pela coligação “Piauí no Coração”, encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB). 
O advogado de Wellington Dias, Daniel Oliveira, afirmou que a defesa irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não concordamos com essas decisões do TRE-PI. Entendemos que não houve nenhum tipo de crime eleitoral e vamos recorrer à instância máxima do TSE”, declarou.

fonte portal o dia