terça-feira, 23 de setembro de 2014

Sem água, alunos são liberados de escola municipal na zona Sul


Sem água, alunos são liberados de escola municipal na zona Sul

Segundo moradores, o bairro Redonda está há cerca de uma semana sem água. Desabastecimento altera a rotina da população.

Uma semana. Esse foi o tempo que os moradores do bairro Redonda, zona Sudeste de Teresina, ficaram sem o fornecimento de água. Quem reside na área mais alta do bairro reclama que as tarefas domésticas mais simples foram prejudicadas devido à falta do líquido nas torneiras.
Por dois dias, os alunos que estudam no turno da tarde da Escola Municipal Barjas Negri foram liberados das aulas devido ao desabastecimento. A diretora adjunta da unidade, Maria Araci Lima, explica que alguns estudantes estavam indo para a instituição sem o fardamento, pois em suas casas não havia água para lavar roupa.
Foto: Jailson Soares/O Dia

Fornecimento de água começou a ser regularizado ainda na manhã de ontem
“A falta das crianças está sendo grande e as mães estão justificando a ausência do aluno, tanto pelo fardamento sujo quanto pela dificuldade de banho e alimentação. Até a vizinhança tem reclamado da falta de água e muitos chegavam a vir pegar [água] aqui na escola”, disse. Maria Araci Lima conta que como as condições afetaram também a escola, o fornecimento de água para os moradores do bairro está suspenso.
“Nesse período, não estamos podendo oferecer para a comunidade porque a gente está consumindo muito e a nossa caixa não está tão cheia. A nossa caixa está abaixo da metade e isso está refletindo diretamente na frequência dos alunos”, fala. A diretora relata também que o cardápio dos alunos sofreu algumas alterações. A preferência está sendo os alimentos que não consumam muita água e que, consequentemente, sujem menos louças e panelas.
“Eu mesma moro aqui no bairro e tenho sentido muito a falta de água, que é constante. Quando a gente liga para reclamar, eles [Agespisa] dizem que é porque aqui é uma região alta. A situação está precária, pois está faltando água no bairro todo”, reforça Maria Araci.

fonte portal o dia