segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Formada lista tríplice para a Defensoria do Estado


Formada lista tríplice para a Defensoria do Estado

A lista tríplice com os candidatos ao cargo de Defensor Público Geral do Estado do Piauí - DPE-Pi foi definida hoje a tarde. A  defensora pública Francisca Hildeth  Leal Evangelista Nunes , com 64 votos, foi a primeira colocada na lista. Ela foi  seguida pelo o defensor público Alessandro Andrade Spíndola com 44 votos e o defensor público Ulisses Brasil Lustosa, com 21 votos. Dos 105 Defensores Públicos aptos a votar, 102 compareceram ao pleito.
Segundo os critérios da eleição, cada defensor público pode votar três vezes, escolhendo posição de cada candidato na lista tríplice.  A apuração foi realizada por uma comissão eleitoral constituída pelos defensores públicos Roberto Gonçalves de Freitas Filho, Rosa Mendes Viana Formiga, Edvalda Regina Xavier Almeida e  Erisvaldo Marques dos Reis. A comissão apurou  306 votos válidos (dos 102 defensores votantes), sendo que 84 votos nulos e 93 votos em branco e 129 de votos nominais. A votação teve início às 8h e foi realizada no Núcleo Central da DPE-PI.  A votação foi encerrada às 15h desta segunda-feira, dia 23 de fevereiro e a apuração aconteceu logo em seguida.
Depois do resultado a defensora pública geral, Norma Lavenère, que está no seu quarto mandato na DPE, tem um prazo de 5 dias úteis para encaminhar o documento ao governador Wellington Dias.  E o governador, por sua vez, tem prazo de 15 dias para escolher um dos componentes da lista tríplice para ocupar o cargo de defensor público geral do Estado. 

Caso o governador não efetive a nomeação do no prazo de 15 dias do recebimento da lista tríplice, o defensor público mais votado por seus pares será investido automaticamente no cargo.
O defensor público Adriano Moretti, acusado do crime de corrupção, estava apto, segundo informações da Defensoria Pública do Estado, a votar na eleição. Não o fez porque não estava em liberdade na manhã de hoje. 

fonte cidadeverde.com