quinta-feira, 12 de março de 2015

Advogados acusam delegado de agressão


Advogados acusam delegado de agressão

O delegado J.J. é acusado de ter agredido José de Sousa Lima

Cerca de 50 advogados se reuniram na manhã de hoje (12) em frente à Delegacia de Combate ao Crime Tributário (DECOTEC) de Parnaíba para protestarem contra possíveis agressões verbais, abuso de autoridade e arbitrariedade deferidas pelo delegado J.J., ao advogado José de Sousa Lima.
O ato, conhecido como desagravo público, teve duração de uma hora e só foi realizado devido a aprovação do Conselho Pleno da OAB-PI, em sessão ocorrida em janeiro deste ano. Os advogados reunidos em frente à delegacia se diziam indignados com a agressão sofrida por José de Sousa.
O desagravo público é uma medida de proteção do exercício do direito de advogar, prevista no estatuto da advocacia. Para o diretor da OAB-PI, o desagravo público serviu como reparação da dignidade do advogado.
Em discurso durante o ato, o presidente da comissão das prerrogativas dos advogados da OAB do Piauí, Antônio Sarmento, afirmou não ter gostado da conduta do delegado J.J. De acordo com ele, o delegado “usou da força para garantir o poder”.
O acusado de agressão, o delegado J.J. não estava presente no local do ato, visto que ele atualmente está exercendo sua função em Teresina.
O caso aconteceu no segundo semestre de 2014, quando o delegado J.J. atuava em Parnaíba. O advogado estava acompanhando uma cliente na delegacia e teria entrado na sala do delegado sem se apresentar, sendo imediatamente repreendido por J.J., que estava concluindo um caso de briga os vizinhos, e pediu para José de Sousa retirar-se da sala. Na ocasião, José de Sousa teria respondido que não iria sair da sala, o que fez com que o delegado se irritasse e ordenasse a dois agentes de polícia a retirada do advogado do local.

fonte portal o dia

editado por Melquiades sobrinho