quinta-feira, 12 de março de 2015

Sejus Secretaria Justiça cria grupo para discutir revistas nas unidades prisionais do Piauí


Sejus

Secretaria Justiça cria grupo para discutir revistas nas unidades prisionais do Piauí

O grupo é composto por representantes de dez órgãos, dentre eles, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Piauí.

A Secretaria Estadual de Justiça criou um grupo de trabalho com representantes de dez órgãos para discutir o fim da revista íntima vexatória nas unidades prisionais do Piauí. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, durante participação no Ciclo de Debates sobre Segurança Pública, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, nessa quarta-feira (11).
Imagem: Divulgação/SejusSecretário Daniel Oliveira durante evento na OAB(Imagem:Divulgação/Sejus)Secretário Daniel Oliveira durante evento na OAB

O grupo é composto por representantes de dez órgãos, dentre eles, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Piauí. “O objetivo é ouvir todos os órgãos envolvidos. Juntos, podemos estudar alternativas para melhorar o atendimento às visitas e se adequar à lei estadual 6.620/2014, que determina o fim da revista íntima nas unidades”, destaca o secretário.

Segundo ele, o Governo do Estado vem buscando recursos para a aquisição de equipamentos para serem utilizados nas revistas. No mês passado, o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato De Vitto, esteve em Teresina e anunciou a entrega de novos equipamentos para as unidades do Piauí, atendendo a uma solicitação feita pelo governador Wellington Dias ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no início do ano.
Imagem: Divulgação/SejusSecretário Daniel Oliveira(Imagem:Divulgação/Sejus)Secretário Daniel Oliveira

“Queremos garantir um atendimento mais humanizado aos familiares que visitam parentes nas penitenciárias”, completa Daniel Oliveira, citando o apoio da senadora Regina Sousa e da OAB-PI nessa causa. O grupo de trabalho também terá representantes das secretarias estaduais de Administração, da Fazenda e da Segurança, da Assembleia Legislativa do Piauí, do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e da Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Piauí (Agepen-PI).

A coordenação do grupo de Trabalho ficará sob responsabilidade da Sejus. Os membros envolvidos devem elaborar um relatório conjunto a ser apresentado ao secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

fonte gp1