sexta-feira, 13 de março de 2015

Protesto pró-Dilma reúne mil militantes, deputados e tem início de tumulto em Teresina

Kleber Veras, que se envolveu em um tumulto no início do protesto ao gritar palavras contra a manifestação pró-Dilma, passou mal e foi socorrido por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele afirma que tem câncer no fígado e deve passar por uma cirurgia na segunda-feira (16/03).
Foto: Manoel José/O Olho
Na próxima terça-feira (17/03) haverá uma reunião às 18h na CUT com as lideranças de todos os grupos e partidos que participaram do ato hoje. O objetivo é avaliar o movimento e marcar novos protestos em apoio à Dilma Rousseff.
Atualizada às 17h29
O protesto já reúne mil pessoas na avenida Frei Serafim, Centro da capital piauiense.  O trânsito está totalmente bloqueado no sentido zona Leste.

 Foto: Manoel José/O Olho
 Foto: Manoel José/O Olho
 Foto: Manoel José/O Olho
EX-PETISTA GRITA "LEVEM A PETROBRAS" EM ATO PRÓ-DILMA E INICIA TUMULTO
O ex-militante petista Kleber Veras, um dos fundadores do PT no Piauí, ao lado do ex-secretário estadual de Educação nas gestões anteriores de Wellington Dias, Antônio José Medeiros, sofreu agressões em frente à igreja de São Benedito. Hoje ele não é mais ligado ao PT e ao passar no meio da manifestação, gritou: "Levem logo a Petrobras". Depois disso, iniciou-se um tumulto contido logo em seguida. Nesse momento os manifestantes estão fazendo uma caminhada na principal avenida de Teresina, a Frei Serafim.
Kleber Veras é afastado de conflito com manifestantes pró-Dilma em Teresina / Foto: Manoel José/O Olho
APENAS DOIS DEPUTADOS PETISTAS PARTICIPAM DE PROTESTO: FLORA E LIMMA
O deputado estadual Francisco Limma (PT) também está no manifesto e discursou no meio dos manifestantes. Ele diz que o que existe é uma luta entre pobres e ricos, onde a direita que é rica busca a todo custo entregar as riquezas do país, como a Petrobras, para os países ricos como o Estados Unidos. O parlamentar diz ainda que existe um movimento vindo da grande mídia, liderado pela Rede Globo. "A Globo é uma das que estão viabilizando esse golpe da direita. Existe um movimento dentro da grande mídia pra apoiar as ideias da direita e tentar a todo custo tirar o PT do poder", argumentou.
Deputado do PT no Piauí: Francisco Limma / Foto: Manoel José/O Olho
A deputada Flora Izabel (PT) também está presente no movimento e afirma que não é a primeira vez que o país passa por momentos de turbulência como esse. Ela destaca que na gestão do ex-presidente Lula houveram manifestos oriundos de segmentos conservadores que visavam a queda do governo, mas o país e a democracia resistiram. 
"Não foi a primeira vez que isso aconteceu. Já quiseram tirar o governo do PT outras vezes mas a democracia resistiu e vai continuar resistindo. Nunca houve no país uma quantidade tão grande de dinheiro devolvido aos cofres públicos. Tudo enquanto for de dinheiro público tirado de forma ilícita vai ser devolvido e os culpados pagarão. Essa é a intenção do governo da presidenta Dilma", disse Flora.
300 manifestantes protestam em Teresina contra "golpe" para tirar Dilma do poder
Um grupo de aproximadamente 300 pessoas se reuniu por volta das 15h desta sexta-feira (13/03) na Praça da Liberdade, ao lado da igreja São Benedito, no Centro de Teresina. O grupo tem como pauta a defesa a presidente Dilma Rousseff (PT) e barrar os setores da sociedade e da imprensa, que segundo eles, está tentando dar um golpe de estado e retirar a petista do poder.
Foto: Manoel José/O Olho
De acordo com a professora Odenir Silva, integrante do grupo de defensores da educação, existe uma tentativa de querer tirar à força o atual governo. Ela diz que a população deve ser reunir para iniciar uma defesa da Petrobras. "Em todos os lugares existe corrupção, em todos os governos, mas apenas o atual governo teve coragem de escancarar os problemas e buscar resolver. Nós temos que defender a Petrobras e apoiar as ações do governo", diz.
Segundo os manifestantes as ações pró-Dilma acontecem em pelo menos 15 capitais neste momento. O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) diz que o golpe que se pretende dar por parte do segmento político mais conservador, visa unicamente levar para o capital internacional o pré-sal brasileiro. Ele diz que as ações partem dos senadores José Serra (PSDB) e Aluízio Nunes (PSDB).
Foto: Manoel José/O Olho
Foto: Manoel José/O Olho
A professora Lourdes Melo (PCO), uma das mais agressivas durante a campanha eleitoral de 2014, está junto ao movimento que visa a manutenção do atual governo no poder. Segundo ela, sua presença não significa uma mudança de ideologia, mas sim uma forma de mostrar que os partidos de esquerda estão todos contra o golpe pretendido pela direita.
"Não mudamos nossa opinião em relação ao governo. Quando estiver errado vamos falar, mas nesse caso não aceitamos o golpe que a direita quer dar no país. De forma alguma poderemos concordar. Devido a isso, estamos envolvido no movimento 'fica Dilma', é assim que seguiremos", ressalta.

fonte portal o olho