quarta-feira, 11 de março de 2015

Usuários reclamam do metrô de Teresina: “Parece um trem fantasma”

Usuários reclamam do metrô de Teresina: “Parece um trem fantasma”

O portal acompanhou a percurso dos usuários do transporte e constatou a péssima situação do metrô de Teresina.

A repórter não precisa nem perguntar. Ao perceber a presença da reportagem do portal, os usuários do metrô de Teresina aproximam-se e começam a relatar a “péssima” situação do transporte. A falta de manutenção do veículo e grande quantidade de assaltos assusta quem depende da condução.
O metrô de Teresina foi inaugurado em 1991, ao final do mandato do ex-governador Alberto Silva. Atualmente, somente uma linha está funcionando e faz diariamente o percurso entre oito estações localizadas nos bairros Centro (Shopping da Cidade), Matinha, Ilhotas, Renascença, Parque Ideal, Dirceu II, Itararé, Boa Esperança e Avenida Frei Serafim.
Foto: Izabella Pimentel/O Olho
Em 2013, a Companhia Metropolitana de Transporte Público prometeu revitalizar o sistema ferroviário de Teresina investindo 1,7 bilhão, recurso federal do Programa de Aceleração de Crescimento- PAC Mobilidade, no metrô de Teresina. O projeto previa a recuperação e construção dos trilhos, estações e base para os trens. A reportagem do portal acompanhou a rotina dos usuários do transporte nesta quarta-feira (11/03) e constatou que de dois anos para cá, quase nada mudou e o sistema continue ineficiente.
“A única vantagem que eu vejo no metrô é o valor da passagem, que é R$ 0,80, ou seja, muito menor que a do ônibus coletivo e a rapidez do percurso”, disse Maria da Paz. A usuária denuncia que há tempos o metrô não passa por uma revisão. “Quando chove é que a situação fica feia. A água entra e molha todo mundo”, completa.
Foto: Izabella Pimentel/O Olho
A usuária denuncia que há tempos o metrô não passa por uma revisão / Foto: Izabella Pimentel/O Olho
PORTAS NÃO FECHAM MAIS
Os usuários relatam, ainda, o desnivelamento dos trilhos e a falta de limpeza do metrô. Do centro de Teresina até a estação final, no Parque Ideal, zona Sudeste, a linha férrea está tomada pelo matagal. “O percurso fica prejudicado. As autoridades precisam tomar uma atitude em relação à manutenção”, pede a desempregada Renata Lopes.
Apesar de ter ar condicionado instalado, o sistema de refrigeração do Metrô não funciona. De acordo com os usuários, o meio de transporte só ficou climatizado durante dois meses. Para evitar que os passageiros fiquem com calor, todas as portas de embarque e desembarque do metrô foram quebradas e não fecham mais, expondo quem depende do transporte aos acidentes, principalmente em horário de pico, quando o metrô fica lotado.
Foto: Izabella Pimentel/O Olho
Foto: Izabella Pimentel/O Olho
MEDO DE ASSALTO E FALTA DE SEGURANÇA ASSUSTAM USUÁRIOS
“Passamos o percurso todo com medo de assalto pois ficamos vulneráveis. Não há nenhum tipo de controle e a qualquer momento alguém pode entrar e nos assaltar. Aqui deveria ter um segurança”, sugere a vendedora Aita Andrade. Ela nunca foi vítima, mas conta que já ouviu relatos de amigas que tiveram os pertences roubados dentro do meio de transporte.

fonte portal o olho