quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Com apenas 41% de ocupação, voos para Parnaíba serão cancelados


Com apenas 41% de ocupação, voos para Parnaíba serão cancelados

A suspensão dos voos terá início a partir do dia 19 de outubro.

A Azul Linhas Aéreas solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a exclusão de todos os voos que estão na rota da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com a assessoria de imprensa da ANAC,a suspensão dos voos terá início a partir do dia 19 de outubro.
No site da companhia a compra de passagens está disponibilizada até o mês de novembro. O último voo disponível é no dia 1º, de Parnaíba para Teresina, às 14h25 e de Teresina para Parnaíba às 9h30. Segundo a resoluçãon° 141/2010 da ANAC, nos casos de cancelamento de voo, a empresa deverá informar ao passageiro com um mínimo de 72 horas de antecedência do horário previsto de partida.
Uma fonte consultada pelaPortalODIA.comacredita que o cancelamento de todos os voos na rota de Parnaíba tenha duas motivações. A primeira, a questão do incentivo dado pelo Governo à empresa. Quando a Azul começou a voar em Parnaíba, o governo do Estado, que estava na gestão de Wilson Martins, ofereceu um incentivo com redução da alíquota do ICMS do combustível, mas este vencerá nos próximos dias.
A segunda hipótese é a crise econômica que está afetando todo o país, já que outros cancelamentos foram requeridos pela Azul, como, por exemplo, nas linhas Belo Horizonte - Vitória, Belo Horizonte - Brasília, Ribeirão Preto - Cuiabá, Passo Fundo – Curitiba.
De acordo com o site da Infraero, este ano foram realizados 13. 068 embarques e desembarques no Aeroporto de Parnaíba. No mês de agosto foram 1.735, uma média de transporte de 33 pessoas em um avião para 70 passageiros, apenas 41% do total. O que a categoria define como baixa ocupação ou rotas deficitárias, já que para a empresa obter lucros, é preciso uma taxa de 60% a 70% do total de vagas disponíveis na aeronave.
A Azul iniciou, em abril de 2014, o trecho entre Parnaíba e Teresina com duas decolagens por semana. Hoje, são disponibilizados três voos de frequências semanais, na quinta, no sábado e no domingo, com valores de passagens a partir de R$ 89,90.

fonte portal o dia