quinta-feira, 17 de setembro de 2015

FAPI, CEUT, R.Sá e Faculdade dos Cerrados são as 'piores' em Direito


FAPI, CEUT, R.Sá e Faculdade dos Cerrados são as 'piores' em Direito

Na avaliação da Folha foram pesquisados 20 cursos em todo estado

Ranking Universitário Folha (RUF)  é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012 e classifica as 192 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. A última divulgação, feita esta semana, mostrou desempenhos das instituições piauienses onde é possível verificar as que melhores e colocam a nível nacional e estadual.
No curso de Direito, a Faculdade do Piauí (FAPI) ficou como pior colocada no estado, na 20ª posição, antecedida pela Faculdade de Ciências, Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina (CEUT), na 19ª, o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA), na 18ª colocação, e Faculdade Dos Cerrados Piauienses (FCP), na 17ª.
Se avaliado o ranking nacional, a Faculdade do Piauí (FAPI) ficou na 755ª posição, antecedida pela Faculdade de Ciências, Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina (CEUT), na 749ª, o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA) e a Faculdade Dos Cerrados Piauienses (FCP) ficam na 702ª colocação.
Na avaliação foram pesquisados 20 cursos em todo estado.
FACULDADES3.png

Ranking da Folha: veja as notas por cursos nas instituições de Teresina

São avaliadas em 5 aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização

Jornal Folha de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (14/09), o Ranking Universitário Folha 2015 (RUF), onde 192 universidades do país são avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização.
Esses e outros dados visam ajudar o estudante a escolher sua faculdade, e facilitam o acompanhamento, pela sociedade, do ensino superior brasileiro.
Em outra frente, estão classificadas 2.391 instituições, considerando as 40 carreiras com mais calouros. Nesse grupo, a modaentrou no lugar dos cursos de filosofia.
Analisando os critérios Ensino, a UFPI fica em 51º lugar e Uespi em 70º; no critério Pesquisa a UFPI segue em 51º lugar e a Uespi cai para 141º. Em inovação, a UFPI vai para o 53º lugar e a Uespi fica sem nota. No critério Internacionalização, UFPI fica em 90º lugar e Uespi em 160º.
A USP ampliou sua liderança no RUF (Ranking Universitário Folha), a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país, que chega em 2015 à quarta edição.
Primeira colocada no ranking geral, como nos anos anteriores, a instituição aumentou o número de primeiras colocações nas 40 áreas de graduação consideradas. Foi de 20 (em 2014) para 29.
Pela primeira vez, os resultados podem ser comparados aos do ano anterior, devido à manutenção da metodologia, que inclui dados oficiais e pesquisas de opinião Datafolha. A inclusão de dados sobre formados e extensão universitária está em estudo e pode ser incluída no forte.
ru.png
VEJA ABAIXO O RANKING POR CURSOS NAS INSTITUIÇÕES DE TERESINA
ADMINISTRAÇÃO
O curso de Administração mostra a Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 244º, seguido pela Faculdade Santo Agostinho em 316º e a Universidade Estadual do Piauí em 460º.
ad1.png
MEDICINA
No curso de Medicina, a Universidade Estadual do Piauí aparece em 62º no ranking, seguida pela Universidade Federal do Piauí em 63º, depois vem a Facid em 118º e a Uninovafapi em 176º.
nova.png
DIREITO
No curso de Direito, a Universidade Federal do Piauí aparece em 81º lugar. A Faculdade Santo Agostinho vem em seguida em 192º no ranking. Em 266º aparece a Universidade Estadual do Piauí.
direito.png
ENFERMAGEM
No curso de Enfermagem, a instituição mais bem avaliada foi a Universidade Federal do Piauí que aparece em 126º. Em seguida vem a FACID em 134º. Em terceiro aparece a Faculdade Santo Agostinho em 186º.
enfe.png
ENGENHARIA CIVIL
Em Teresina o curso de Engenharia Civil está mais bem avaliado na Universidade Federal do Piauí, em 96º no ranking. Depois vem a Universidade Estadual do Piauí em 130º e a Faculdade Santo Agostinho em 212º.
enge.png
ODONTOLOGIA
O curso de Odontologia foi mais bem avaliado na Universidade Federal do Piauí, onde aparece em 29º no ranking nacional. A FACID vem em seguida no 83º lugar. Em 153º aparece a Uninovafapi.
Untitled-25.png
PSICOLOGIA
No curso de Psicologia, a Universidade Estadual do Piauí aparece em 62º no ranking. Depois vem a Faculdade Santo Agostinho em 82º e a FACID em 190º.
psi.png
Fonte: com informações da Folha de São Paulo
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.
A equipe do RUF pode esclarecer dúvidas metodológicas sobre os diferentes rankings, mas não fornece informações sobre processos seletivos, matrículas, calendário escolar e valor de mensalidades das instituições de ensino superior do país.

fonte 180graus.com com informações da Folha de São Paulo