sábado, 9 de abril de 2016

Mobilidade urbana Firmino Filho vistoria construção da ponte Anselmo Dias


Mobilidade urbana

Firmino Filho vistoria construção da ponte Anselmo Dias

Essa ponte é parte de um conjunto de obras que estão em andamento que tem a finalidade de qualificar Teresina para a priorização do transporte de massa.

O prefeito Firmino Filho vistoriou, na sexta-feira (08), o andamento da obra da Ponte Anselmo Dias, a primeira a ser construída priorizando o transporte coletivo da cidade e importante ligação entre as zonas sudeste e sul. Vereadores Teresinha Medeiros, Ricardo Bandeira, Tiago Vasconcelos, Edson Melo, R.Silva, o ex-presidente da Prodater Renato Berger e a superintendente da SDU Sudeste, Márcia Santos, acompanharam o prefeito na visita.
Imagem: Renato BezerraFirmino Filho(Imagem:Renato Bezerra)Firmino Filho
A Ponte Anselmo Dias se iguala à Ponte Estaiada em largura. Com seis faixas e mais espaço qualificado para o tráfego de pedestres e ciclistas, a ponte é a primeira que foi concebida para priorizar o transporte coletivo. "Deveremos entregar essa ponte no final de maio. Ela é a primeira ponte construída na cidade de Teresina que prioriza o transporte coletivo. São três faixas indo e três vindo, com 326 metros de extensão e 26 metros de largura, a faixa central dedicada exclusivamente a ônibus, duas pistas para o transporte privado, e ainda faixa para pedestre e ciclista. Portanto é uma ponte de grande área de construção, só se compara a Estaiada. Vai servir muito para que possamos melhorar a mobilidade não apenas da região do grande Dirceu, com também da zona leste e zona sul. A comunicação do Dirceu com o Centro se faz através da Ponte Wall Ferraz e da ponte da Frei Serafim. Com essa ponte, teremos o deslocamento de boa parte desse fluxo para a avenida Gil Martins", disse o prefeito.

Essa ponte é parte de um conjunto de obras que estão em andamento que tem a finalidade de qualificar Teresina para a priorização do transporte de massa. Com o novo sistema, o BRT, o passageiro terá mais possibilidades de deslocamento e passará menos tempo nas paradas de ônibus. "Em conjunto com essa ponte, teremos dois terminais de integração do transporte coletivo: o terminal Livramento e o terminal do Itararé. O conjunto dessas obras nos permitirá instalar o novo modelo do transporte coletivo de Teresina, que é o BRT. Aí teremos um salto qualitativo no transporte em Teresina, fazendo com que possamos chegar mais rápido ao centro, com mais qualidade, e fazendo com que as pessoas esperem por menos tempo nas paradas de ônibus", explicou Firmino.
Imagem: Renato BezerraFirmino Filho visita construção da ponte Anselmo Dias(Imagem:Renato Bezerra)Firmino Filho visita construção da ponte Anselmo Dias
Uma parte dessas obras será entregue ainda neste primeiro semestre, como os terminais da zona sudeste e a ponte. Uma outra parte de obras, como os terminais da zona norte e algumas faixas exclusivas, serão entregues no segundo semestre.

"Grande parte das obras serão inauguradas ainda neste primeiro semestre. Agora, teremos outras que ficarão na safra para o segundo semestre. Temos o grosso das obras voltadas para o novo modelo do transporte coletivo de Teresina. Como essa ponte aqui, a Anselmo Dias, a duplicação da avenida Poti Velho, os terminais da zona sudeste deverão ficar prontos agora no primeiro semestre, afirmou. 
Imagem: Renato BezerraConstrução da ponte Anselmo Dias(Imagem:Renato Bezerra)Construção da ponte Anselmo Dias

Recursos para o Lagoas do Norte

Na próxima terça-feira (12), o prefeito Firmino Filho estará em Brasília para acompanhar o processo de análise do pedido de empréstimo para a segunda fase do programa Lagoas do Norte. O pedido tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

"É um pedido de empréstimo de U$ 88 milhões relacionado à segunda fase do projeto Lagoas do Norte. Já tramitou nos ministérios do Planejamento e da Fazenda, no Palácio do Planalto e agora está faltando tão somente a autorização da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Seria votado na terça-feira dessa semana, infelizmente não foi. Um senador do Tocantins pediu vista desse projeto e esperamos que na próxima terça ele possa ser votado", finalizou o prefeito. 

fonte gp1