quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Prevenção ao suicídio é tema de conversa com a imprensa; veja dados


Prevenção ao suicídio é tema de conversa com a imprensa; veja dados

Para reforçar a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.


A Secretaria de Estado da Saúde realizou, nesta quarta-feira (14), uma mobilização no sentido de envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao suicídio, reforçando a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.

Prevenção ao suicídio é tema de roda de conversa com a imprensa( Foto: Denise Nascimento)
Com o tema "Abordagem e prevenção ao suicídio na mídia", foi realizada uma roda de conversa com a psicóloga Patrícia Moreira, a psiquiatra Krieger Olinda, a jornalista Maia Veloso e o promotor do Ministério Público, Márcio Fernando Franca e profissionais da comunicação de jornais, rádios e TVs locais.

Durante essa ação, foi apresentado o boletim com os dados de suicídio no Piauí e ações da Secretaria nos cuidados, acolhimento e prevenção.

Além dessa atividade, quinta-feira (15), será promovido um workshop "O suicídio como pauta na saúde", ministrado pela psicóloga da Unidade Integrada do Mocambinho, Valéria Raquel Alcântara Barbosa, a partir das 8h, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Após o workshop, será exibido um documentário com o tema “Suicídio no Brasil”.

Ainda no dia 15, a Secretaria vai trabalhar essa temática, também em rodas de conversa e orientação à população, apresentação artística cultural e encerramento com a dança circular do Grupo Somos Saúde AS, no Parque da Cidadania, às 16h, com a participação das faculdades, Conselhos de Medicina, Psicologia e técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Essas atividades são promovidas em parceria com o Hospital do Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas, ProVida, Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Regional de Psicologia (CRP21), Conselho Regional de Medicina (CRM), Secretaria de Estado da Educação, e universidades públicas e privadas.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br