Parte do teto da Igreja São Benedito desaba
Estrutura cedeu e atingiu o forro de madeira na parte de trás da igreja. Local passa por reformas.
Uma parte do teto da Igreja São Benedito, da Avenida Frei Serafim, veio abaixo por volta das 1h30min da madrugada desta quarta-feira (14), atingindo os últimos bancos, próximos à entrada principal. Uma das torres que ficam do lado direito teria caído e atingido o telhado que, por sua vez, derrubou a estrutura do forro de madeira, desabando próximo à entrada.
Fotos: Elias Fontinele/O Dia
Há dois anos, a São Benedito vem passando por uma série de reformas, uma delas para climatizar a igreja. Os funcionários que trabalham nessa reestruturação relataram ao Portal que o teto aparentemente não tinha problemas estruturais. Eles contam terem ficados surpresos, quando chegaram na manhã de hoje e encontraram a parte de trás da igreja coberta de escombros.
Segundo o zelador da igreja, Francisco Ferreira, foi uma sorte o teto ter desabado quando não havia ninguém dentro. “Durante o dia nós abrimos as portas para que as pessoas possam entrar, mas graças a Deus, esse acidente aconteceu quando estava vazia a igreja. Podia ter sido pior”, diz.
Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) estiveram da Igreja São Benedito no começo da tarde de hoje (14) para colher as primeiras informações acerca do desabamento e fazer imagens que serão usadas na avaliação do acidente. De acordo com o arquiteto Pedro Brito, visualmente o teto apresenta uma boa estrutura, mas ainda é cedo para afirmar o que exatamente teria causado esse desabamento.
Uma placa pregada próximo à entrada principal da igreja consta a informação de que a última grande restauração da São Benedito aconteceu em 1978, há 38 anos, ainda no Governo Dirceu Arcoverde. A pedra fundamental da igreja foi colocada em 13 de junho de 1874. Em 2016, a construção completou 142 anos.