Cinco facções criminosas tem atuação registrada dentro dos presídios do Estado do Piauí. São elas: Primeiro Comando da Capital (PCC), Bonde dos 40, Primeiro Comando de Campo Maior (PCM), Primeiro Comando de Esperantina (PCE) e Facção Criminosa de Teresina. O dado foi apresentado pelo Jornal o Globo no Mapa das facções dos presídios brasileiros.
O mapa mostra o Piauí entre os cinco estados considerados em situação tensa com possibilidade de registrarem novos conflitos violentos nos presídios. O levantamento foi feito pelos setores de inteligência do governo federal.
As chacinas ocorridas nos presídios do Amazonas e Roraima, segundo os governos dos Estados, foram provocados por reações de facções criminosas. No Piauí, a secretaria Estadual de Justiça afirma que está reforçando a segurança nos presídios para evitar episódios semelhantes no Estado.
Para discutir esta situação, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas se reune na manhã desta terça-feira (10) com o secretário estadual de Justiça Daniel Oliveira.
"Aqui estamos adotando providências no sentido de reforçar as guardas e também fazendo monitoramento no setor de inteligência. Consideramos a situação estável, na medida do possível. Porém, diante de qualquer informação de risco, imediatamente adotaremos protocolo de segurança", declarou o secretário Daniel Oliveira.