Preso por homicídio finge ser outro detento e consegue ser solto da Casa Custódia
Foto: Maria Romero/Cidadeverde.com
Preso por homicídio qualificado, roubo e tráfico, Lucas Rafael da Silva Pereira, 23 anos, deixou a Casa de Custódia de Teresina, na última segunda-feira (30), se passando por outro detento - Vicente e Paulo Rodrigues Alves, 23 anos. A Secretaria de Justiça está apurando o caso.
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) disse que a confusão aconteceu porque os agentes que autorizam a liberação dos presos, com alvará de soltura, não têm acesso ao cadastro biométrico dos detentos.
No momento da soltura, Lucas se apresentou no lugar de Vicente. Para confirmar sua identidade, os agentes contam com o questionamento de informações pessoais, como nome da mãe, do pai, data de nascimento e endereço. Agora, a Secretaria de Justiça deverá apurar como Lucas sabia as informações de Vicente.
"Não sei como vai ser, se vai haver acareação, mas ele sabia todos os dados do outro e foi liberado. Ele recebeu tornozeleira eletrônica e começou a ser monitorado, mas em seguida ele já rompeu o aparelho e agora está foragido", informou.
Em nota, a Sejus informou que está apurando o caso e que as buscas por Lucas já iniciaram.
NOTA
A Secretaria de Justiça do Estado está investigando as circunstâncias em que se deu a fuga do preso Lucas Rafael da Silva Pereira, da Casa de Custódia de Teresina, nesta quarta-feira (1). A Secretaria informa que já acionou as forças de segurança pública, que iniciaram as buscas pelo preso.
Secretaria de Estado de Justiça do Piauí
Ainda não há informações sobre os crimes pelos quais Vicente estava preso, mas ele já teve cumprido seu alavará de soltura na tarde de ontem (31). O equívoco foi percebido quando o preso buscou informações sobre sua liberação.