Pessoas com deficiência auditiva terão prova do Enem traduzida em Libras
As inscrições para o Enem 2017 encerrarão nesta sexta-feira (19), às 23h59
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai oferecer, pela primeira vez, a tradução da prova para os candidatos que possuem deficiência auditiva. A tradução será da seguinte forma: cada pergunta é apresentada sob o formato de vídeo, em que é lida por um intérprete de Libras. Existe a opção também de visualizar a questão na versão escrita, na língua portuguesa. No modelo disponibilizado pelo Inep, é preciso marcar a alternativa pelo site. As pessoas com deficiência auditiva, nos dias das provas, assistirão aos vídeos e receberão as provas escritas.
De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a iniciativa é muito importante para a promoção da inclusão das pessoas surdas no Brasil. “O Enem é uma prova nacional e que, através dela, as pessoas podem ter acesso ao ensino superior. Hoje somos um país bilíngue e essa ação de traduzir uma prova tão importante para essa parcela da população é louvável”, comenta o gestor.
As inscrições para o Enem 2017 encerrarão nesta sexta-feira (19), às 23h59. Para os candidatos surdos existem três tipos de recursos que podem ser utilizados: vídeo-prova traduzida em Libras; auxílio de tradutor-intérprete de Libras; recurso de leitura labial. É importante lembrar que os candidatos surdos que queiram usar algum dos recursos devem anexar laudo médico que comprove a deficiência. Eles também têm direito a uma hora a mais para realizar o exame, desde que solicite esse benefício na inscrição.
Para mais informações acesse enemlibrasexperimental@inep.gov.br.