sexta-feira, 12 de maio de 2017

Trigêmeas precisam de doação de plaquetas de sangue O negativo

Trigêmeas precisam de doação de plaquetas de sangue O negativo


Maria Ceci, Maria Lis e Maria Antônia nasceram prematuramente, e não estão conseguindo repor número de plaquetas; Família pede doações.


Familiares e amigos da advogada Jamile Marinho iniciaram uma nova campanha pela saúde das trigêmeas Maria Ceci, Maria Lis e Maria Antônia: as meninas precisam de doações de plaquetas do tipo O negativo.
Hoje (12), as bebês completaram doze dias internadas na UTI da Maternidade Santa Fé. No último dia 5, as trigêmeas precisaram contar com a solidariedade de mães que foram até a maternidade para doar leite materno. A mãe Jamile apresentava uma infecção, e não podia amamentar as filhas por conta da forte medicação.
Segundo o pai das meninas, o médico Erickson Fenelon, a campanha para arrecadação de leite foi um sucesso e resultou em muitas doações para o banco de leite da maternidade Evangelina Rosa. “Minhas filhas estão se alimentando do leite doado”, conta o pai.
As plaquetas são elementos que compõem o sangue, têm papel importante na coagulação e são fundamentais para o sistema imunológico. Com o número baixo de plaquetas, as trigêmeas estão desprotegidas contra doenças. No caso delas, que são prematuras, a importância das plaquetas é ainda maior.
As meninas precisam de doação de sangue tipo O negativo com urgência. Quem puder contribuir, pode se dirigir até o Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí), no centro de Teresina, para fazer a doação. 

fonte portal o dia