quinta-feira, 15 de março de 2018

Comitê Técnico da Sudene trata da operacionalização de recursos destinados ao Fies

Comitê Técnico da Sudene trata da operacionalização de recursos destinados ao Fies

A vice-governadora Margarete Coelho participou do encontro que discutiu o tema.

Benonias Cardoso
Margarete participa de reunião do Comitê Técnico da Sudene (Benonias Cardoso)
O Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) reuniu-se, nessa quarta-feira (14), na sede do órgão, em Recife, Pernambuco. A reunião com apresentação e deliberação das proposições que definem a pauta de preparação para a XXIII Reunião do Conselho Deliberativo contou com a participação da vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho.
Os encaminhamentos do encontro foram feitos pelo superintendente da Sudene, Marcelo Neves, que apresentou a proposição que trata da ampliação do público-alvo do Programa FNE Verde do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) do exercício de 2018. O Comitê Técnico trouxe para apreciação, a proposição que trata da fixação de normativo para possibilitar ao FDNE a operacionalização dos recursos destinados ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio de um projeto piloto, está destinando R$ 700 milhões do montante de recursos do FNE para o Fies em 2018. De acordo com o superintendente da Área de Políticas de Desenvolvimento do BNB, Rubens Dutra, “é um dinheiro novo que chega para o financiamento estudantil, acréscimo de caixa para um recorte estadual. É um aporte significativo para impulsionar o ensino superior na região nordeste”.
A assessora estratégica da Secretaria de Governo do Piauí, Lucile Moura, avaliou a reunião como positiva e pontua que o nordeste só tem a ganhar com a operação de crédito.
“Foi uma reunião positiva. A questão do financiamento estudantil é fantástica por ser um segmento do Fies específico para o nordeste e, ficou claro que, quem estiver mais preparado, vai acessar de maneira mais rápida; e o que vamos fazer no Piauí, como a própria vice-governadora colocou, é chamar o segmento de universidades, chamá-los e explicar como vai ser o processo e deixá-los preparados para que possam acessar”, explicou Moura.
Presença atuante às reuniões do Conselho, Margarete Coelho pontuou os principais encaminhamentos e destacou que o governo apoia os programas para se efetivarem no Piauí. “A reunião traz benefícios para nós, tendo em vista que, a pauta inclui todos os estados do nordeste, mas destacaria a possibilidade dos fundos de desenvolvimento serem repassados para o Fies, um valor bastante substancial e para beneficiar a nossa região onde temos demandas de cursos universitários e vai ser um benefício de grande valia. Outro destaque é o programa FNE Verde, um segmento já conhecido no Piauí, agora temos que ampliar e preparar os empreendedores locais para poder acessar; e a outra notícia que esperamos que se concretize é a desburocratização do crédito ao FNDE, a partir do novo decreto, algo que sai de 50 artigos para 14, portanto, espera-se que seja algo realmente inovador e que facilite o acesso ao crédito no BNB. Com isso, iremos chamar os empresários, mostrar o crédito para que eles utilizem com o apoio do Estado”, finalizou a vice-governadora.
Participaram do encontro, os governos de Pernambuco, Maranhão, Bahia e Paraíba; Ministérios da Integração, da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão; representante do BNB; representantes das Confederações Nacionais de Municípios, da Indústria, da Agricultura e Pecuária, Trabalhadores da Agricultura e Trabalhadores do Comércio.
Autoria: Tatiana Maria
Margarete participa de reunião do Comitê Técnico da Sudene

Margarete participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene

Margarete participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene

Margarete participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene

fonte http://www.pi.gov.br