sexta-feira, 14 de junho de 2019

Justiça não autoriza mandados de prisões de acusados pela polícia de arrombar carros

Justiça não autoriza mandados de prisões de acusados pela polícia de arrombar carros

Segundo denúncia, só na região Leste da capital, 10 carros foram arrombados nesta quinta-feira

Um policial civil, que preferiu não se identificar, denuncia que nos últimos dois meses foram registrados mais de cem casos de arrombamento de carros em Teresina. Ele ressalta que equipes da Secretaria de Segurança Pública em ação conjunta investigaram o caso e chegaram a 15 acusados, que estão soltos porque a Justiça não autoriza as prisões. 
“Policiais Civis da região Leste se juntaram e fizeram uma grande investigação e chegaram a mais de 15 acusados todos já respondendo processo pelo mesmo crime e outros. Delegado pediu a prisão, buscas e apreensões nas residências e de bens do acusados o Ministério Público concordou, mas o juiz simplesmente não autorizou a prisão. Como também outros distritos também já pediram prisão de acusados desses mesmos crimes em suas áreas, mas os juízes insistem em não dar a prisão”, acrescentou o responsável pela queixa.
A ação de arrombadores, no carro cinza, sendo registrada por câmeras de segurança de um restaurante da zona Leste (Foto: reprodução/internet)
A maioria das ações é realizada em estacionamentos de restaurantes, farmácias, supermercados e clínicas da zona Leste. Alguns dos envolvidos são de classe média e vivem ostentando nos melhores estabelecimentos da capital. "[Eles ficam] sorrindo da cara das vítimas e a polícia não pode fazer mais nada", disse o denunciante. 
Só nesta quinta-feira (13), na região Leste da capital, “10 carros [foram] arrombados com quebra de vidro ou utilização de equipamento que bloqueia o sinal do alarme quando acionado. As pessoas continuam deixando suas bolsas, notebook e etc. dentro do carro”, destacou.
O mesmo tipo de crime teria sido praticado quase 300 vezes do ano passado até o atual mês em toda Teresina. “A polícia sabe quem são, mas não pode prender”, asseverou o homem. 
Responsável pelo 12° Distrito Policial, localizado no bairro Planalto Ininga (zona Leste de Teresina), o delegado Canabrava também enfatizou que a não autorização da Justiça vem dificultando a realização da prisão de suspeitos de arrombamento a veículos, também aconselhou os proprietários de veículos: “não deixem objetos dentro de carro. Carro não é lugar de deixar objeto. As pessoas não se conscientizam”.
O delegado Ademar Canabrava (Foto: reprodução/Facebook)
“Esses arrombamentos vêm acontecendo em toda Teresina, mas especialmente aqui na zona Leste, justamente por ser a zona nobre. E vários dos que praticam esse tipo de crime já foram presos e já estão soltos. Tem desses arrombadores que têm cinco processos aqui na delegacia [no 12° DP]”, completou Canabrava.
O delegado afirmou ainda que o 12° DP não fez levantamento para saber a média de arrombamentos a carros na região Leste, mas destacou que só ontem três casos foram registrados na delegacia.

fonte http://www.portalaz.com.br