Escola municipal tem programação voltada para o Dia da Consciência Negra
A escola como um lugar plural é uma temática que a Escola Municipal Areolino Leoncio da Silva, situada no Povoado Boquinha, zona rural de Teresina, vem trabalhando com os alunos, através de abordagens transversais sobre diversidade, cultura e inclusão.
Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), a unidade de ensino realizou uma programação totalmente voltada para essa cultura. Todas as aulas foram pensadas em forma de oficinas de arte, dança e artesanato. Os alunos brincaram com jogos africanos, participaram de ateliê de tranças e até aprenderam a fabricar bonecas “abayomi”, que são símbolos de resistência, tradição e poder feminino.
A turma também se divertiu em apresentações de capoeira, recital de poesia e desfile de peças do vestuário típico. O objetivo, segundo a pedagoga Cleide Leal, foi envolver os alunos com aspectos culturais de um povo que costuma ser alvo de preconceito. A ação ainda rendeu um documentário protagonizado pelos estudantes.
“Conhecer para respeitar e valorizar! Esse dia marca a luta de Zumbi dos Palmares e exalta a negritude. Então, disponibilizamos uma série de atividades que conectam nossos alunos à variedade cultural”, disse Cleide.