quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Sem registro de óleo, praias de Atalaia e Peito de Moça são liberadas para banho

Sem registro de óleo, praias de Atalaia e Peito de Moça são liberadas para banho

Órgão realizou monitoramento com a Marinha na areia e na água e não encontrou manchas de óleo


    Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR) confirmou nesta quarta-feira (20/11) que as Praias de Atalaia e Peito de Moça, em Luís Correia, estão próprias para banho. 
Já a Praia da Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, continua imprópria para o banho. As demais praias permanecem liberadas.
A SEMAR, juntamente com a Marinha e o Instituto Chico Mendes realizaram um monitoramento na costa do Piauí. 
Segundo Renato Nogueira, Gerente de Fiscalização da SEMAR, o objetivo era encontrar alguma mancha de óleo que estivesse flutuando na água. A bordo do navio a equipe percorreu cerca de 130 km do Porto de Luís Correia até a Praia de Macapá.
"Durante o percurso não foi avistado nenhuma mancha, mas ainda persiste o estado de alerta, porque a mancha pode estar se deslocando de forma submersa. Passado esse monitoramento, a equipe continuou acompanhando os dados de coleta de resíduos, que diminuiu bastante, chegando a zero nas praias de Atalaia e Peito de Moça", disse.
A SEMAR alerta que o óleo pode aparecer novamente e se isso acontecer, novas interdições poderão ocorrer. O órgão alerta ainda os banhistas para que ao entrar na água continuem tomando os mesmo cuidados, evitar pisar nas manchas, ter cuidado com as crianças. Em caso de contato com o produto, lave o local com óleo vegetal e em seguida com sabão

fonte 180graus.com