Na quarta-feira (01), a Polícia Militar realizou Operação Planejada em toda a região metropolitana e no decorrer do dia, foram feitos 334 atendimentos, sendo 210 averiguações, 16 ocorrências de saúde pública, 7 de meio ambiente e 6 de auxilio e apoio e 4 de desordem. No interior do Estado, além do policiamento ostensivo, a população recebeu orientações que devem ser adotadas no combate ao COVID-19.
Pela manhã, a 3ª Companhia do 12º Batalhão através do Grupamento de Polícia Militar de Joaquim Pires-PI, após cinco tentativas de conscientização conduziu um homem por desacato e desobediência à Delegacia de Luzilândia, por ele ter se negado assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), bem como por desobediência ao Decreto Estadual referente ao COVID-19, que suspende as atividades comerciais a fim de evitar aglomerações.
A guarnição do 1º Batalhão iniciou a Operação planejada as 14h, com abordagens a suspeitos e policiamento ostensivo visando dar segurança aos cidadãos e a seu patrimônio nos bairros Vermelha, Marquês, Ilhotas, Piçarra, Monte castelo, Mafuá, Prainha e nas Vilas Jerusalém , Costa rica e no Centro de Teresina.
E as equipes de motos tática do 17º BPM e das viaturas 1702 e de Demerval Lobão, realizaram o policiamento em Teresina, na Vila Irmã Dulce, Residencial Teresina Sul, Parque Eliane e no Torquato Neto, e ainda em Demerval Lobão. Durante as ações, oito entorpecentes foram apreendidos e um termo circunstanciado de ocorrência foi lavrado pelas guarnições.
O policiamento ocorreu ainda no Bairro Dirceu Arcoverde, Planalto Ininga e no Promorar, efetuado pela equipe da CIPTRAN. A equipe da Coordenadoria Geral de Operações e a Diretoria de Inteligência também estiveram nas Ruas efetuando o policiamento da Capital.
Em Castelo do Piauí, a guarnição da 4ª Companhia do 15º BPM, em apoio a Secretária de Saúde e Vigilância Sanitária do Município deslocou-se até a Localidade São Mateus, no intuito de informar sobre as normas estabelecidas no Decreto Estadual e Municipal em combate ao COVID-19 e orientar a população e donos de estabelecimentos sobre aglomerações que devem ser evitados e funcionamento de bares, que devem estar fechados. O serviço de prevenção foi adotado, e a população se comprometeu em acatar as medidas estabelecidas.
E a 2ª CIA/2°BPM fez diligências preventivas e repressivas em toda a Cidade Cocal da Estação, dando ênfase principal ao controle do acesso à cidade, a rede bancária e alguns estabelecimentos comerciais que contrariam o Decreto Estadual e estavam abertos. Foi dado apoio ainda às equipes da Prefeitura no controle, identificação e circulação de pessoas oriundas dos grandes centros que retornaram à Cidade de Cocal da Estação.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades