terça-feira, 29 de julho de 2025

Manifestantes questionam lista do Minha Casa, Minha Vida e protestam em frente à PMT

 Grupo denuncia nomes duplicados e supostos erros na seleção; Semplan esclarece critérios e reforça compromisso com a transparência

Candidatos não classificados e suplentes do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (29), em frente à sede da Prefeitura de Teresina, no Centro da capital. O grupo questiona a divulgação da lista de hierarquizados, feita pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), e denuncia possíveis irregularidades no processo de seleção.

Foto: reproduçãoA principal reclamação dos manifestantes é a duplicação de nomes na lista divulgada, o que, segundo eles, teria prejudicado a classificação de outros inscritos. Houve momentos de confusão durante o protesto, com pedidos por esclarecimentos e maior transparência no andamento do programa.

A lista publicada na segunda-feira (28) contempla 1.008 candidatos hierarquizados, selecionados entre os mais de 22 mil inscritos, com base nas regras do edital e nos critérios definidos pelo Ministério das Cidades, como cotas sociais e diretrizes nacionais.

Diante da repercussão, a Prefeitura de Teresina, por meio da Semplan, emitiu esclarecimentos sobre a possível duplicação de nomes. Segundo a secretaria, isso ocorre apenas no caso de suplentes — ou seja, candidatos do cadastro de reserva que se enquadram em mais de uma cota social (como pessoa com deficiência, mulher chefe de família, entre outros).

“Se o candidato está em mais de uma cota, ele pode aparecer como suplente em mais de uma lista. Isso não significa prioridade, nem garante duas unidades habitacionais. É uma medida técnica para assegurar o andamento do processo caso ocorram desistências ou desclassificações”, informou a pasta em nota oficial.

A Semplan reforçou ainda que todos os candidatos dentro do número de vagas passarão por nova conferência documental, e que, caso sejam encontradas inconsistências, haverá desclassificação e convocação de suplentes.


fonte bandpiaui.com.br