segunda-feira, 14 de abril de 2014

Alagamentos na Zona Sudeste são causados por desleixo da prefeitura


Alagamentos na Zona Sudeste são causados por desleixo da prefeitura


A imprensa tem divulgado os constantes alagamentos que acontecem na capital, em especial o que houve na avenida Joaquim Nelson, zona Sudeste de Teresina, que dá acesso ao bairro Dirceu Arcoverde, onde está a construção do Shopping Jardins, e vários estabelecimentos comerciais, como a Soferro. Na quinta-feira passada (10/04), o local virou um verdadeiro lago, e um veículo Amarok quebrou ao tentar atravessar para o outro lado da via.
O problema já era previsto, através de um estudo que foi concluído em fevereiro deste ano e entregue à Prefeitura de Teresina, na SDU Sudeste. O Relatório Técnico de Drenagem Urbana foi feito com um dos mais competentes profissionais da área, Jesus da Silva Boavista, por solicitação da RR Construções, responsável pelo shopping Jardins, e apontava falhas no sistema de escoamento de água e que causou o alagamento que houve no local.
A mesma situação se repete em várias partes de Teresina, como na avenida Homero Castelo Branco, próximo ao supermercado Pão de Açúcar, há décadas o problema nunca foi resolvido. Na avenida Joaquim Nelson o problema a solução é simples, e demanda menos recursos, mesmo assim, nada ainda foi feito, apesar dos estragos serem igualmente grandes.
Terreno do Shopping Jardins virou um lagoTerreno do Shopping Jardins virou um lagoSoferro também foi prejudicada
CONSTRUTORA PREOCUPOU-SE COM O PROBLEMA
Raimundo Dias Filho, da RR Construções, responsável pela obra do shopping, informa que há meses foi solicitado a solução da prefeitura de Teresina, afim de que problemas como esses fossem evitados, mas nada aconteceu. “A empresa realizou o estudo, apresentamos as soluções, mas ainda não houve resposta”, disse. Um ofício também foi enviado para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na época o secretário era Agamenon Bastos, mas nada foi feito.
foto 3.JPGRelatório encaminhado à prefeitura em fevereiro
Um tubo deveria fazer a canalização da água para um riacho próximo, mas por ser apenas um, e com 80mm de diâmetro, não suportou a quantidade de água que caiu, provocando o alagamento.
EMPRESA REALIZOU ESTUDO EM BUSCA DE SOLUÇÕES
Segundo ele, as obras do shopping vão continuar assim que as águas baixarem mais. Apesar de ter provocado grandes prejuízos, não atrasará de maneira significativa o andamento da construção, que tem inauguração prevista para outubro de 2016.
foto 2.JPGProtocolo de entrega do estudo
ALAGAMENTOS SÃO COMUNS NA REGIÃO
Alagamentos naquele local são comuns, e vão continuar acontecendo se a prefeitura não tomar nenhuma providência e quanto maior for a incidência de chuvas. O desleixo com o local tem solução, através do estudo que foi realizado pela empresa, para que não se repita cenas como esta que chamou a atenção de vários meios de comunicações. Nesta sexta-feira (11/04) uma Hilux tentou fazer a mesma coisa, mas não teve problema. Populares dizem que a água chegou a atingir dois metros de altura.
IMG_7513.JPG
IMG_7491.JPG
IMG_7495.JPG
A reportagem do 180graus esteve na manhã da última desta sexta-feira no local e a via estava interditada dos dois lados, pois muita água ainda estava acumulada na avenida.
Nas imagens a seguir é possível comparar como estava a via antes de ficar alagada.
mapa 6.jpgAntes e depois da avenida Joaquim Nelson
A prefeitura de Teresina, a SDU Sudeste e nem a secretaria de Meio Ambiente deu resposta sobre o que será feito para solucionar o problema. A avenida, que é uma dos principais acessos da região do Grande Dirceu, precisa dessa intervenção para que problemas como esse não se repita. Grandes empresas como o shopping Jardins precisam de estrutura adequada para que possam trazer desenvolvimento para a cidade.
fonte 180graus