Central tem 67 presos; Sindepol alerta para perigo de nova fuga
Delegacia possui 3 celas com capacidade para 5 presos em cada. Sindepol denuncia idosos misturados com doentes.
Sessenta e sete pessoas estão presas na Central de Flagrantes na manhã desta segunda-feira (14) e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol) alerta para o perigo de uma nova fuga em massa.
Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com
A presidente do Sindicato, delegada Andrea Magalhães, classificou a situação como um caos. "Apesar das denúncias feitas na semana passada, nada foi feito. Vai acontecer uma tragédia novamente", lamentou.
A delegada afirmou que idosos e doentes estão misturados com presos comuns nas três celas da delegacia. Cada cela tem capacidade para apenas cinco detentos. "Presos amotinados, detidos só com algemas, alguns idosos, outros doentes, alguns de alta periculosidade, alguns há dois meses esperando vaga no sistema prisional. A tal Central de Triagem nunca foi criada", acrescentou.
Às críticas com relação à superlotação da Central de Flagrantes se estendem desde o segundo semestre do ano passado, após rebeliões, tentativas de fugas abortadas e fugas em massa. No momento, a Secretaria de Justiça abriu novas vagas na Casa de Custódia para destinar os presos, o que acalmou os ânimos, mas não solucionou o problema.
fonte cidadeverde.com