Greve no Detran suspende até 200 exames para CNH; órgão envia nota
A greve dos servidores do Detran já suspendeu mais de 200 exames em menos de 24 horas. Ontem (14), no primeiro dia de paralisação, os servidores realizaram apenas cerca de 40 exames práticos. Nesta quinta, 182 exames foram suspensos na Central de Exames Davi Solano.
Os funcionários estão concentrados em frente ao Dentran, reivindicando a volta da gratificação, que foi cortada.
A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Maria Salomé dos Reis, informou que o valor foi retirado devido à redução na arrecadação, reflexo dos benefícios concedidos aos usuários.
A presidente explicou que a categoria está reivindicando a volta do incremento trimestral no salário dos funcionários que fez retirado no mês de abril.
Para os servidores de 3° grau, é de R$ 1.250 e o restante é de R$ 500. "Estamos negociando com a direção, que está aberta, mas alega que precisa do aval do governador Zé Filho. A direção afirma que a arrecadação caiu, mas como explicar se a frota do Detran e as taxas aumentam a cada dia".
Neste momento, às 10h25, a presidente suspendeu a paralisação e esclareceu que está sendo feita uma "Operação Tartaruga" para pressionar o governo. As balizas e percursos foram suspensos.
Amanhã às 8h está previsto um panelaço em frente ao Detran. "Na greve também estamos trabalhando, somos ordeiros. Só vamos parar quando conseguirmos", declarou.
Os servidores trajam blusas pretas e exibem faixas com os dizeres: "Excelentíssimo senhor governador, não deixe o Detran acabar" e "397 funcionários ainda vivos no Detran, fora os que já morreram de fome".
O Cidadeverde.com entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Detran, mas até este momento não obteve resposta.
Nota de Esclarecimento do Detran/PI
O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informa aos usuários que os serviços estão sendo oferecidos parcialmente devido à paralisação dos servidores do órgão, que iniciou-se na última quarta-feira, 14. Os usuários que não puderam realizar exames práticos como os de baliza e percurso terão os exames reagendados para data posterior, sem nenhum custo ou prejuízo ao andamento dos processos. As vistorias estão sendo realizadas no posto do Detran-PI localizado no Espaço Cidadania, na avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, e no posto localizado na Ladeira do Uruguai. Os demais serviços do Detran-PI, como provas teóricas, entrega de carteiras e cadastros, por exemplo, estão sendo oferecidos normalmente.
O Diretor Geral do Detran, Jeová Alencar, já repassou as demandas dos servidores do órgão ao governador José Filho, através do secretário estadual de Governo, Freitas Neto. Um novo encontro com o secretário está agendado para a tarde desta quinta-feira, 15. A direção do Detran-PI está aberta ao diálogo com os servidores e tem tido reuniões constantes com representantes da categoria.
Sobre as queixas de cortes nas gratificações variáveis, o Detran-PI destaca que o incremento é pago a cada três meses de acordo com a arrecadação do órgão. Com a redução das taxas cobradas pelo Detran-PI, os servidores deixaram de receber a gratificação variável esse mês. “Não houve corte. Esse cálculo é feito quatro vezes por ano, de três em três meses, e havendo aumento da arrecadação do Detran-PI, repassaremos esse valor aos servidores”, destacou Jeová Alencar.
Em relação ao Plano de Cargos e Salários dos servidores do Detran-PI, que beneficiará 241 funcionários, o mesmo encontra-se pronto, aguardando a apreciação do Governo estadual. “O Governo vai avaliar o impacto da implementação do Plano e dependendo dessa avaliação será dado um retorno aos servidores. A expectativa é positiva, especialmente no que se trata das reivindicações sobre os tickets de alimentação”, disse Jeová Alencar. Já em relação à reivindicação pela realização de um concurso público, o Diretor Geral do Detran-PI destaca que a solicitação será feita ao governador. “Não sabemos se haverão condições financeiras ou tempo hábil para aprovar e realizar o certame este ano, mas essa é uma reivindicação necessária e que apoiamos”, frisou Jeová Alencar.