Durante reunião, na manhã de hoje (15), com a secretária de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos (SEJUS), Ana Paula Mendes, a presidente do Sindicato dos Delegados de |Polícia do Estado do Piauí, delegada Andréa Magalhães, tomou conhecimento através do delegado Raimundo Leite (chefe de Gabinete da Sejus) de um levantamento que a Secretaria de Justiça está fazendo sobre a situação dos presídios e recebeu da secretária Ana Paula a garantia de mais 40 vagas extras na próxima semana para incrementar o processo de desocupação da Central de Flagrantes de Teresina, que amanheceu com 63 presos provisórios.
“Nós estamos colocando em funcionamento mais um pavilhão na Penitenciária de Esperantina, que estava desativado por falta de uma reforma de valor insignificante, mais precisamente pela falta de 25 sacos de cimento. A previsão da entrega deste pavilhão é na segunda e na terça nós vamos comunicar ao Delegado Geral James Guerra a abertura de 40 vagas extras, que se somarão as 35 semanais que estamos disponibilizando à Polícia Civil do Piauí. A reivindicação da delegada Andréa é mais que justa, mas estamos contando com a colaboração do Sindicato dos Delegados porque encontramos aqui uma situação temerária do ponto de vista estrutural dos nossos presídios e o abandono da maioria das obras”, destacou Ana Paula.
A delegada Andréa Magalhães afirmou que ficou espantada com os dados e fotos que revelam a situação do sistema prisional do Piauí. “A situação é crítica, mas crítica mesmo. Eu estou espantada com a situação que vejo aqui, mas ao mesmo tempo estou vendo que a nova secretária está agindo e não empurrando os problemas com a barriga e o melhor, sendo transparente na sua gestão. Agora, vamos levar o resultado desta primeira conversa com a secretária aos colegas e uma boa notícia, que é, a abertura de 40 vagas extras na próxima semana, na terça, ou mais tardar na quarta-feira”, destacou Andréa Magalhães.
fonte meionorte.com