terça-feira, 1 de julho de 2014

Apenas nove candidatos a deputado estadual no Piauí possuem Fanpage


Apenas nove candidatos a deputado estadual no Piauí possuem Fanpage


Diante de uma 'nova era' na política, onde as redes sociais agregam boa parte do colégio eleitoral, os candidatos precisam rever suas campanhas. As mídias sociais serão determinantes no convencimento do voto e, consequentemente, no conquista da vaga pleiteada. A julgar pela movimentação no Facebook, principal rede social em uso no Piauí, parece que isso ainda não ficou claro aos que buscam um assento na Assembleia Legislativa.
Um levantamento feito pela Central de Notícias e Dados do Brasil (CND Brasil), apontou que, dos 192 pré-candidatos, apenas 9 possuem uma fanpage no Facebook. Essa rede social possui o maior número de adeptos no Piauí, com cerca de 900.000 usuários. Um número expressivo que não pode ser negligenciado por quem leva a sério uma campanha eleitoral.
É importante lembrar que fan page não se equivale aos perfis pessoais de cada candidato. Nas fan pages, o candidato terá mais ferramentas para entender melhor o seu público e pode alcançar resultados mais satisfatórios no que diz respeito ao entendimento da mensagem passada através de uma publicação, por exemplo.
Entre os pré-candidatos que possuem fanpage - menos de 5% do total de pré-candidatos - o campeão de 'likes' é o Dr. Pablo Santos (PMDB), que pleiteia pela primeira vez uma vaga na Alepi, com 9.905 curtidas. A segunda colocação é de Marden Menezes (PSDB), com 9.319 curtidas, e o 'pódio' se fecha com Juliana Moraes Souza (PMDB), que conta com 7.919 curtidas em sua página.
Os outros candidatos que figuram na lista dos nove são Tiago Vasconcelos (PSB), com 6.708 curtidas, Severo Eulálio (PMDB), com 6.064, Antônio Félix (PSD), com 6.016, Fábio Novo (PT), com 5.990, João Mádison (PMDB), com 5.906 e se encerra com Evaldo Gomes (PTC), que tem 5.433 likes.
QUE CANDIDATO DEIXARIA DE FALAR COM 900.000 PESSOAS?
O Facebook é a rede social de maior alcance no Piauí, assim como no resto do País. Em nosso estado, cerca de 900 mil perfis estão em atividade. Isso corresponde a cerca de 27% da população do Piauí. Que candidato, levando a sério suas intenções eleitorais, não incluiria uma atuação planejada e constante no Facebook?
A rede social de Mark Zuckerberg é viciante, fazendo com que os usuários passem grande parte do seu dia conectados, consumindo horas lendo posts e compartilhando imagens. Um comportamento que favorece a propagação do discurso do candidato e a publicidade de suas propostas. Tudo vai depender da construção do relacionamento entre o candidato e seus pretensos eleitores, o que pode gerar engajamento e uma legião de “advogados” defendo e divulgando o aspirante ao cargo eleitoral.
É importante lembrar que é necessário conhecer aspectos importantes do relacionamento nas redes sociais para evitar que o tiro saia pela culatra e, ao invés de amigos, o candidato conquiste uma legião de antipatizantes. O ideal é contar com ajuda profissional. Existem empresas especializadas na condução deste processo, como é o caso da CND Brasil.
Segundo Apoliana Oliveira, gerente executiva da empresa, o trabalho eleitoral em redes sociais deve ser encarado, pelo candidato, como uma parte importante do processo e extensão de suas atividades diárias durante a campanha. Ao divulgar fotos, vídeos e momentos mais triviais de seu dia a dia, o candidato conquista a simpatia das pessoas, mas manter a atenção delas e transforma-la em engajamento depende de um gerenciamento de algumas variáveis, além de planejamento para antecipar os próximos passos, conclui Apoliana.

Confira o ranking completo de candidatos com fan pages e seu número de curtidas:
Ranking_Deputados_Estaduais.jpg
fonte 180 graus