Eleonora Sampaio assume Secretaria de Planejamento no lugar de Felipe Mendes
A nova secretária é servidora de carreira da pasta e ocupava, até agora, a função de superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan.
Depois do pedido de exoneração do secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Felipe Mendes, a economista Eleonora Sampaio foi nomeada para assumir a vaga. Mendes pediu afastamento na última quarta-feira (9). A nova secretária é servidora de carreira da pasta e ocupava, até agora, a função de superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, estando à frente do Sistema de Monitoramento de Obras e Ações Estratégicas (SIMO) do Governo do Piauí - posto que ocupou de janeiro de 2013 a junho desde ano.
O governador Zé Filho preferiu uma solução técnica para a mudança na Seplan. Eleonora Sampaio fez parte das equipes de planejamento do ex-governador Wilson Martins (PSB) e do ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB).
Casada e mãe de um filho, Eleonora Parente Sampaio Fernandes tem 25 anos de funcionalismo público. É economista e advogada, com especialização em Administração para o Planejamento, Administração em Direito Processual Civil e Gestão em Finanças Públicas
Eleonora também foi gestora da Prefeitura de Teresina entre 2009 e 2012, atuando como coordenadora do grupo de Planejamento Estratégico e Projetos Estruturantes da Secretaria Municipal de Planejamento.
O ex-secretário Felipe Mendes confirmou que decidiu deixar a secretaria porque suas opiniões e conselhos na área de planejamento do Estado não estariam sendo ouvidas e tampouco seguidas pelo governador Zé Filho (PMDB).
O ex-secretário Felipe Mendes é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, com pós-graduação em Consultoria Industrial junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Também foi nomeado secretário de Fazenda pelo governador Dirceu Arcoverde, que logo lhe confiaria a cargo de secretário de Planejamento, posto que manteria durante o governo Lucídio Portela.
Pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Piauí e assessor da Sudene, nos anos que se seguiram foi eleito deputado federal em 1986 pela legenda do PDS e primeiro suplente de deputado federal em 1990, sendo convocado a exercer o mandato quando Átila Lira assumiu a Secretaria de Educação durante o governo Freitas Neto.