quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ação Pacientes terão ficha eletrônica nos Postos de Saúde da Família em Campo Maior


Ação

Pacientes terão ficha eletrônica nos Postos de Saúde da Família em Campo Maior

Para acessar a ficha do paciente, será exigido o número do cartão do SUS, que mais uma vez é reforçada a necessidade das pessoas tê-lo em mãos no ato da consulta médica.

Enfermeiros do Programa Saúde da Família do município de Campo Maior passaram por um treinamento do prontuário eletrônico esta semana realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no Auditório da 5ª Regional de Saúde. Presentes ao encontro, o secretário municipal Marcelo Pereira e o coordenador do Programa de Saúde da Família – PSF, Wiron Carvalho. Para acessar a ficha do paciente, será exigido o número do cartão do SUS, que mais uma vez é reforçada a necessidade das pessoas tê-lo em mãos no ato da consulta médica.
Imagem: DivulgaçãoPacientes terão ficha eletrônica nos Postos de Saúde da Família em Campo Maior(Imagem:Divulgação)Pacientes terão ficha eletrônica nos Postos de Saúde da Família em Campo Maior
Segundo o secretário de Saúde Marcelo Pereira, o treinamento é importante para o município e para o Estado do Piauí porque representa transparência, agilidade e precisão em informação para o atendimento à população nos postos de saúde e hospitais. Antes existia umSistema de Prontuário, o SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica que precisou evoluir para agilizar as informações do paciente atendidos nos postos. Esta é uma determinação do Ministério da Saúde. Campo Maior é um dos municípios do Estado que sai na frente para se adequar ao novo sistema.

“Por meio do novo sistema que será implantado no município após o treinamento, o SISAB- Sistema Simplificado de Atenção Básica, a ficha do paciente estará disponível em rede para que os profissionais (médicos) tenham acesso de seu prontuário onde ele se encontrar por meio da informatização”, explicou o secretário. Desta mudança, em um futuro bem próximo não será mais necessária a pilha de ficha em armários nos postos.

“Hoje o Ministério da Saúde implantou as fichas de atendimento, é o chamado E-SUS. A porta para o acesso será o número do cartão SUS”, disse o coordenador do PSF ressaltando a obrigatoriedade do número nas mãos de quem vai em busca de atendimento médicos nos postos e hospitais públicos. Em Campo Maior a informatização dos PSF já foi iniciada.

“Através do novo programa, que é o prontuário eletrônicos, E- SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior vem implantando internet em todos os postos nos bairros: Já temos no Cariri, Cidade Nova, São João/São Luís, Alto do Meio e outros. Todos os postos serão informatizados para o acesso as fichas dos E-SUS”, esclareceu o coordenador Wiron Carvalho.

fonte gp1