terça-feira, 5 de agosto de 2014

Osias Lima morre após 15 anos de luta pelos pacientes renais crônicos


Osias Lima morre após 15 anos de luta pelos pacientes renais crônicos

Morreu na tarde desta segunda-feira (04), o professor Osias Lima, um dos fundadores da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí. Ele tinha 57 anos e há mais de 15 lutava contra a insuficiência renal crônica. 
Osias Lima estava internado na Clínica de Nefrologia e seria transferido para o Hospital Getúlio Vargas (HGV) nesta tarde por conta de uma infecção peritonial grave. Segundo a irmã, Maria de Lourdes, ele estava com dificuldades de se alimentar e há três dias o quadro teria se agravado por conta da peritonite. O professor sofreu uma parada cardiorespiratória no momento em que seria admitido no HGV para o tratamento da infecção. 
Fotos: Eric Costa
Maria de Lourdes conta que ele estava fazendo hemodiálise, processo artificial que filtra o sangue e faz a remoção de substâncias tóxicas por meio de um rim artificial, e tomava a medicação de forma regular. No entanto, nos últimos meses, a situação não era favorável. 
"Nós já sofremos demais. Ontem ele pediu a Deus para que o levasse porque não aguentava mais aquele sofrimento", conta a irmã. 
Osias Lima era professor de português e escritor. Foi um dos pioneiros na luta por melhores condições de tratamento clínico para o pacientes com doença renal crônica no Piauí. 
O corpo será velado na Igreja Assembléia de Deus, bairro Porenquanto, zona Norte de Teresina. 
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, tomou conhecimento da morte do professor Osias Lima durante solenidade da Orquestra Sinfônica de Teresina no Palácio da Música. Ele lamentou seu falecimento.
“Conheci o professor Osias em várias fases de sua vida. O professor sempre foi o exemplo de um homem apaixonada pelo que fazia pelos pacientes crônicos. É uma tristeza a sua passagem. Fica a lembrança de um homem que foi um guerreiro”, afirmou.

fonte cidadeverde.com