terça-feira, 16 de setembro de 2014

Instrutores suspendem greve e aguardam proposta de autoescolas


Instrutores suspendem greve e aguardam proposta de autoescolas

Até o momento, apenas 28 empresas, de um total de 130, fecharam acordo com os sindicalistas.

Os instrutores e funcionários de autoescolas do Piauí suspenderam a greve deflagrada desde o dia 27 de agosto. Segundo o presidente do sindicato da classe (Sinfaep-PI), Gilberto Cardoso, a decisão foi tomada como forma de impulsionar os empresários a negociarem com a classe. Até o momento, apenas 28 empresas, de um total de 130, fecharam acordo com os sindicalistas.
Diante da suspensão do movimento grevista, o pátio do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) foi liberado para a realização de exames e os alunos voltaram a praticar os testes de baliza e percurso normalmente.
Foto: Arquivo O Dia
Ainda de acordo com o presidente do Sinfaep- PI, uma reunião está marcada para a próxima quinta-feira (18) e deve congregar manifestantes e representantes patronais. “Vamos nos reunir com outro grupo de autoescolas. Essa é uma última tentativa para ver se eles fecham um acordo conosco”, pontua Gilberto Cardoso.
A categoria reivindica melhores condições de trabalho, bem como reajuste salarial de 18%, fazendo o piso da categoria passar de R$ 950 para R$ 1,3 mil. Além disso, os instrutores pedem aumento do ticket alimentação e plano de saúde.
Devido ao movimento grevista, dezenas de testes práticos para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação deixaram de serem feitos no Detran-PI, pois os funcionários das autoescolas impediram que os mesmos fossem realizados. Contudo, com aporte de decisão judicial, os exames voltaram a ser realizados no pátio do órgão e os alunos prejudicados com a paralisação foram orientados a comparecerem à Diretoria de Habilitação do Detran-PI para remarcarem, sem custos, os testes.

fonte portal o dia