terça-feira, 16 de setembro de 2014

Delegada conclui inquérito que investigou assassinato de babalorixá


Delegada conclui inquérito que investigou assassinato de babalorixá

Dois menores foram indiciados por homicídio, e um por receptação.


A delegada Betânia Lopes, da Delegacia do Menor Infrator, concluiu o inquérito policial que investigou o assassinato do babalorixá Oscar de Oxalá, morto no dia 17 de agosto, dentro de sua residência, no bairro Aeroporto, zona Norte de Teresina.
Dois adolescentes foram indiciados por homicídio qualificado e um por receptação. Os três têm entre 16 e 17 anos, e são da cidade de Timon, no Maranhão.
A delegada Betânia explica que um dos menores confessou ter assassinado o babalorixá com golpes na cabeça e a facadas. Já o outro menor indiciado por homicídio admitiu que estava na casa da vítima no momento do crime, mas negou que também tenha ajudado a matar o pai de santo.
A partir dos depoimentos colhidos durante o inquérito, a delegada também conseguiu confirmar a existência de um relacionamento amoroso entre Oscar de Oxalá e o adolescente que o esfaqueou. "O menor nega, mas os próprios familiares e esse amigo que foi cúmplice do crime confirmaram que os dois mantinham uma relação amorosa há aproximadamente um mês, até a data do homicídio", afirma a delegada.
Oscar de Oxalá era um dos babalorixás mais conhecidos de Teresina (Foto: Assis Fernandes / O DIA)
O terceiro adolescente envolvido ficou com uma parte do dinheiro roubado do pai de santo, e por isso foi indiciado por receptação. Também foi na casa dele que o acusado de homicídio se escondeu logo após o crime. "O adolescente que esfaqueou o Oscar foi até a casa desse outro [indiciado por receptação], e lá ele trocou a roupa, que estava toda ensanguentada", explica Betânia Lopes.
A polícia conseguiu recuperar um relógio e uma quantia de R$ 150 em poder dos três envolvidos.
Os dois adolescentes denunciados por homicídio já estão num centro de internação para menores. O acusado de receptação segue em liberdade.

fonte portal o dia