quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Piauí deve ganhar dez novas agências do Banco do Nordeste


Piauí deve ganhar dez novas 
agências do Banco do Nordeste
Nelson Antônio: "Atualmente, o Estado possui 18 agências e passará a contar com 28 até o ano de 2015"

Até junho de 2015, o Piauí deverá ganhar 10 novas agências do Banco do Nordeste. As unidades serão instaladas nas cidades de Barras, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Fronteiras, Parnaíba (segunda), Picos (segunda), Piracuruca, Santa Filomena, União e Teresina (quarta). "Atualmente, o Estado possui 18 agências e passará a contar com 28. Isso demonstra a atenção que o banco está tendo com o Piauí", disse Nelson Antônio Souza, presidente do Banco do Nordeste.  Em toda sua área de abrangência, o banco abrirá 30 agências. 
Devido à abertura de novas agências, recentemente, o banco realizou concurso para a contratação de novos profissionais. O presidente da instituição afirma que já foram convocadas 50 pessoas desse novo concurso e cerca de 1.300 estão no cadastro de reserva. "Como o concurso tem validade de dois anos e autorizamos a abertura de mais agências, a tendência é que todos do cadastro de reserva sejam chamados", disse. 
Sobre os investimentos que o banco têm feito no Piauí, Nelson Antônio Souza explica que, historicamente, o Piauí aplicava, em média, 4,5% do volume total de crédito investido no Nordeste, essa era a meta mínina. Em 2014, o Banco do Nordeste deverá aplicar no Piauí cerca de 3 bilhões de reais. "Ou seja, o Estado terá 10% de tudo que é aplicado no Nordeste", contou. 
Todos os investimentos de 2014 somam  cerca de 30 bilhões de reais para os nove Estados do Nordeste, mais a região Norte do Espírito Santo e Norte de Minas Gerais, to-talizando 190 municípios. 
Nelson Antônio destaca que outro fato importante é que o Banco do Nordeste continua na missão de fomentar o desenvolvimento regional. "Nós damos atenção aos grandes projetos do setor produtivo, mas também ao microempreendedor: aquele pequeno empreendedor rural e urbano. Atualmente, temos dois grandes programas: o Crediamigo, para o produtor da área urbana; e Agroamigo, destinado para os produtores da área rural. Nesse sentido, o Banco do Nordeste é o maior banco de microfinanças da América Latina,  sendo assim,  referência mundial", afirmou. 
O Banco do Nordeste possui 62 anos de fundação. "Foi criado na mesma época que a  Petrobras, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras  grandes empresas que existem hoje. "Principalmente nos últimos anos, ele apresentou um grande crescimento do ponto de vista de aplicação de crédito e desenvolvimento do agronegócio no Sul do Estado. "Por isso, acreditamos que a tendência é melhorar e crescer mais", disse Nelson Antônio Souza.  


fonte diário do povo do piaui